Especial do D.O.: Itesp consolida armazém comercial em assentamentos

Assunto será definido hoje durante reunião em Itaberá

ter, 12/11/2002 - 10h23 | Do Portal do Governo

Representantes rurais, técnicos da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Itaberá reúnem-se nesta terça-feira, dia 12, para definir a instalação do primeiro entreposto comercial em assentamentos do Estado. Durante o encontro, os participantes vão analisar medidas e definir a atuação de cada um dos setores comprometidos. O ponto de comércio atacadista tem endereço certo – um galpão no assentamento Pirituba 2, local que abriga hoje 375 famílias que desde 1984 ocupando agrovilas na região.

Os assentados, participantes do projeto, estiveram no Ceasa de Campinas para aprender noções de logística, comercialização, formação de preços, divisão de tarefas e custos, entre outros temas. O grupo também analisa técnicas de comercialização desenvolvidas na Ceagesp, em São Paulo, que ajudarão os produtores rurais do Pirituba 2 a gerenciar o entreposto. Técnicos da capital auxiliarão na padronização e classificação dos produtos. Para o assentado Rogério Rodrigues, a visita aos entrepostos abriu um leque de opções. ‘Agora temos uma visão mais ampla da comercialização porque pudemos tirar todas as nossas dúvidas’, explica.

‘O projeto comprova que o Governo do Estado está empenhado em auxiliar no desenvolvimento sustentável das famílias assentadas’, afirma o diretor executivo do Itesp, Jonas Villas Boas. A implementação do entreposto de Pirituba 2 é uma promoção do Grupo de Agronegócios do Instituto.

Há sete anos como atacadista, o empresário José Rodrigues, da Comercial Agrícola Guaraçaí, comercializou produtos de assentamentos das cidades de Promissão e Andradina, no ano passado. Para ele, os produtos são de boa qualidade. Rodrigues se colocou à disposição para comercializar a safra do assentamento Pirituba 2.

Márcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial (Fonte: www.institutodeterras.sp.gov.br )