Especial do D.O.: IPT oferece assessoria técnica para qualquer ramo da engenharia

Programa de exportação ajuda micro e pequenas empresas a produzir de acordo com requisitos do mercado

ter, 14/01/2003 - 11h00 | Do Portal do Governo

O serviço de atendimento ao cliente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) informa que está aberto a qualquer tipo de assessoria técnica no campo da engenharia. A supervisora do departamento, Katia Krasnikovicius Crespo, ressalta que os 69 laboratórios do instituto e seus profissionais atendem a solicitações de empresas (privadas ou públicas), associações, universidades e entidades governamentais.

Em projetos de políticas públicas, o IPT mantém, entre outros, o Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem) e o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O primeiro estuda desenvolvimento regional, qualidade de vida, vocação local para negócios e aproveitamento sustentável de recursos naturais. O outro é específico para evitar deslizamentos, principalmente em municípios da Baixada Santista. Com o corpo de bombeiros, o instituto mapeou entradas e saídas em favelas da Capital, para auxiliar salvamento em casos de incêndio.

Na área técnica, o IPT dispõe de laboratórios de mecânica, eletroeletrônica, química, metalurgia, geologia, madeira, construção civil e outros. No de madeira, por exemplo, testa durabilidade e conforto do mobiliário escolar usado na rede pública estadual. Para a Escola de Belas Artes de São Paulo, estuda caraterísticas de madeiras para que os estudantes possam desenvolver novos designs de móveis.

Tem xiloteca (coleção de madeiras), com amostras de 19 mil espécies do mundo todo. No laboratório do cupim, mantém insetos vivos e cupinzeiros usados para estudos auxiliares na restauração de imóveis que venham a ser tombados pelo patrimônio histórico.

Tecnologia e exportação

Entre os projetos de assessoria com a iniciativa privada, a supervisora ressalta o desenvolvimento, em parceria com a Ford do Brasil, de uma liga à base de alumínio para fabricação de cabeçotes de motor. O metal, por dispensar tratamento térmico, é obtido hoje com menor custo de produção.

O Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex) destina-se à capacitação de micro, pequenas e médias empresas para atuar no comércio exterior. O instituto estuda formas de adequar um produto específico dessas indústrias aos mercados internacionais.

Entre os setores atendidos pelo Progex destacam-se vestuário, jóias e bijuterias, calçados, construção civil, equipamentos industriais e médico-hospitalares, eletrodomésticos e autopeças. Amplo, o programa dispõe de equipes em outros nove institutos tecnológicos do País.

Tudo calibrado

Um dos serviços de assessoria técnica mais utilizados atualmente é o Prumo, que faz calibração de instrumentos industriais (laboratório ou produção). O IPT dispõe de uma dezena de vans equipadas com aparelhos, para uniformizar equipamentos do cliente de acordo com normas preestabelecidas. Nos veículos, vão engenheiro e técnico. O Prumo atende mais de 300 empresas em 65 cidades do Estado.

Serviço

Interessados em assessoria técnica devem entrar em contato com o IPT pelos telefones (11) 3767-4126/4456/4744, fax (11) 3767-4002
e-mail:sac@ipt.br
Progex: fone 0800-555478 ou e-mail:progex@ipt.br

Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial

A.M.