Especial do D.O.: Instituto de Pesquisas Meteorológicas discute projetos em Bauru

IPMet realiza hoje o workshop Planejamento do Projeto Troccinox

ter, 04/02/2003 - 10h15 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Meteorológicas de Bauru (IPMet), pertencente à Universidade Estadual Paulista (Unesp), realiza hoje o workshop Planejamento do Projeto Troccinox. É iniciativa de agências espaciais européias, como a alemã DRL, com objetivo de investigar a atmosfera tropical. Previsto para ser iniciado em 2004, o Troccinox, realizará medidas da química da atmosfera e descargas elétricas.

O encontro, que reúne especialistas brasileiros e estrangeiros, também discutirá o Projeto Hibiscus, realizado desde 1997 pelo IPMet em conjunto com a agência espacial francesa (CNES).

O Troccinox inclui vôo de balões de curta e longa duração, radiossondagens e dois aviões equipados com instrumentos de pesquisa. O Falcon (alemão) e o M55 (russo) e foram desenvolvidos para vôos em grandes altitudes, por volta de 20 km.

O Hibiscus também envolve uso de balões e tem por objetivo pesquisar a camada de ozônio. Está previsto para este mês o lançamento de quatro deles em Bauru. Dois de abrangência regional, com um vôo de quatro a seis horas e resgate em Presidente Prudente (SP). Os outros dois navegarão ao redor do planeta, por um ou dois meses e, se possível, com resgate no território paulista.

Atualmente, o IPMet está empenhado em retirar os equipamentos importados, retidos na alfândega, e que farão parte dos quatro balões do Hibiscus.

Os dois projetos do instituto e seus parceiros europeus são necessários para entender a relação entre a poluição gerada na Terra e as reações químicas na alta atmosfera.

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa do IPMet Bauru