Especial do D.O.: Instituto de Botânica inaugura Palácio de Cristal e lança projeto social

Evento será realizado nesta terça-feira, às 19h30

ter, 02/12/2003 - 10h03 | Do Portal do Governo

Lançamento do programa Jardim Escola, inauguração do Palácio de Cristal e jantar de integração social marcam o encerramento das comemorações dos 75 anos do Jardim Botânico. O evento será hoje, às 19h30, no novo espaço do parque. O encontro com os vários setores da sociedade tem o objetivo de consolidar parcerias e agregar valores aos projetos sociais e de investimentos do Instituto de Botânica (IBt).

Idealizado pelo IBt em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), o Jardim Escola consiste na formação e capacitação técnica de jardineiros e horticultores. Os cursos profissionalizantes atendem à crescente demanda social por esses serviços e estarão voltados à inclusão social com geração de emprego.

Formar 600 pessoas

Além de aulas práticas e teóricas para a formação de mão-de-obra especializada, os alunos aprenderão noções de cidadania e receberão kits de ferramentas para o efetivo exercício profissional. Para potencializar as ações do programa, estabeleceram-se parcerias com a iniciativa privada e com a Fundação Zoológico, Parque de Ciência e Tecnologia e Centro de Esporte e Lazer presentes no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Pefi).

Na primeira etapa do programa serão beneficiados 600 alunos. Os investimentos estão orçados em R$ 844,4 mil. Caberá às empresas privadas a doação dos kits, uniformes, materiais didáticos e de divulgação, alimentação e bolsa-auxílio. A capacitação técnica, treinamentos, recursos humanos, infraestrutura e seleção dos participantes ficarão a cargo das instituições governamentais.

“O papel do Instituto de Botânica engloba conservação da biodiversidade, pesquisa, educação, cultura e lazer. Além de oferecer educação ambiental, queremos proporcionar qualidade de vida às pessoas e desenvolver projetos dirigidos aos focos de exclusão social. Para isso precisamos do apoio da iniciativa privada para participar das questões ambientais e de responsabilidade social”, informa a vice-diretora geral do IBt, Adriana Potomati.

Melhoria de espaços e serviços

Com estrutura metálica de 1,8 mil metros quadrados cobertos com PVC translúcido e com capacidade para abrigar duas mil pessoas sentadas, o Palácio de Cristal será locado para receber grandes eventos científicos, culturais, educacionais e sociais. A montagem da estrutura atende às diretrizes de sustentabilidade do Pefi e o seu uso está em fase experimental.

Potencial para receber 1 milhão de visitantes por ano

Mais de 120 mil pessoas já passaram pelas famosas alamedas do Jardim Botânico de São Paulo este ano. Em 2002 foram 100 mil. Os eventos culturais, exposições de plantas e atividades extras costumam atrair ainda mais o público. De acordo com Barbosa, o parque tem potencial para receber até um milhão de visitantes por ano, e essa é a meta a ser atingida com a oferta de serviços e divulgação dos projetos empreendidos.

Considerado um dos mais bonitos parques da cidade, o Jardim Botânico preserva uma das mais importantes áreas verdes urbanas da capital, com vegetação remanescente da Mata Atlântica.

Como não se permite andar de bicicletas, skates, levar animais e realizar jogos, o local convida à contemplação da natureza, a aproveitar o sossego, ouvir o canto dos pássaros e observar os animais que aparecem durante as caminhadas pelas duas trilhas do parque.

Festa para os sentidos

Incluído no projeto Acorde para o Jardim Botânico, que visa a ampliar a visitação, foi recentemente inaugurado o Jardim dos Sentidos. Com um espelho d’água formado por uma das nascentes do Riacho do Ipiranga e uma seleção especial de plantas aromáticas e floríferas, o espaço é adaptado a pessoas portadoras de deficiências visuais e físicas. Os nomes científicos e populares das plantas estão escritos em braile.

Andar por suas ruas, conduz o visitante a aguçar sua sensibilidade e viajar pelas texturas e aromas das plantas e arbustos, sentir as formas e perceber os barulhos. Entre as plantas, estão lavanda, gerânio aromático, hortelã, alecrim, capim-limão e copo de leite.
nativa às margens do Ipiranga e as nascentes do rio que é um importante marco da história brasileira.

SERVIÇO

O Jardim Botânico fica na Av. Miguel Estéfano, 3.031 – Água Funda, zona sul da capital. Telefone: 5073-6300, ramal 225

Abre ao público de quarta-feira a domingo, das 9 às 17h
Entrada R$ 2,00 (menores de 10 anos e maiores de 65 anos não pagam, estudantes pagam meia)

O curso de jardineiros e horticultores será ministrado na Av. Miguel Estéfano, 3.687, nas dependências do IBt.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)