Especial do D.O.: Instituto da Cidadania entrega Prêmio Construindo a Nação

Vencedores são estudantes da rede pública e privada que desenvolveram projetos em prol da comunidade

qui, 13/03/2003 - 11h08 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Na próxima segunda-feira, dia 17, às 16 horas, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania irá premiar os 17 melhores trabalhos feitos por alunos do ensino médio abordando temas relacionados à cidadania. Em sua segunda edição, o Prêmio Construindo a Nação contou com a participação de estudantes de 134 escolas públicas e privadas do Estado. Na cerimônia, os organizadores irão abrir as inscrições para o concurso 2003.

O objetivo da premiação é estimular escolas a trabalhar em parceria com seus alunos para o desenvolvimento de projetos de cidadania. “Muitos dos trabalhos realizados nas unidades de ensino ultrapassam os limites da escola e levam benefícios para a comunidade,” conta a diretora executiva do instituto, Márcia Vasconcelos Saab.

A Escola Estadual Professor Gabriel Ortiz, na zona leste da capital, responsável pela mobilização dos alunos em torno do projeto Educação para Cidadania, foi a grande vencedora. Em 2002, no período que antecedeu à eleição geral, os jovens levaram representantes de diversos partidos à escola para falarem a respeito dos seus planos políticos.

Os pais dos alunos participaram dos encontros, que resultaram em um encarte, patrocinado por empresa da região, que circulou em jornais locais graças ao apoio dos jornaleiros do bairro.

Cidadania na escola

Outro projeto premiado foi o do Colégio Van Gogh, de Holambra, que desenvolveu cursos de informática para portadores de deficiência. “Os próprios estudantes eram os instrutores, tendo um professor supervisionando as aulas”, diz a diretora do instituto.

Todos os trabalhos vencedores estão reunidos na revista Cidadania nas Escolas de São Paulo, editada pela Imprensa Oficial, que deverá ser distribuída para alunos do ensino médio da rede pública e privada do Estado.

Em virtude do aumento dos trabalhos inscritos (77 na primeira edição do prêmio), os organizadores decidiram homenagear 11 escolas que apresentaram bons projetos e que participaram do evento no ano anterior.

O prêmio, concebido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, conta com o apoio e parceria da Associação Comercial de São Paulo, Conselho da Mulher Empresária, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Cultura, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Fundo Social de Solidariedade do Estado, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Arno do Brasil, Fundação Volkswagen do Brasil, Fundação Cásper Líbero, Rádio Eldorado e Rádio e Televisão Cultura.

SERVIÇO
Evento: Prêmio Construindo a Nação 2002
Data: 17 de março
Horário: 16 horas
Local: Sala São Paulo – Estação Júlio Prestes

Sirlaine Aiala

(AM)