Especial do D.O.: Incor ganha centro de pesquisa para estudar efeitos positivos do café

Voluntários, portadores ou não de doenças coronárias, serão acompanhados num período de até dois anos

qua, 26/05/2004 - 9h18 | Do Portal do Governo

Para estudar os efeitos positivos do café ao coração, foi assinado, este mês, protocolo de intenções para a criação de um centro de pesquisa no Instituto do Coração (Incor). Iniciativa pioneira no País, a nova unidade promoverá diferentes linhas de pesquisas relacionadas ao café, com ênfase nos estudos que relacionam o consumo da bebida com a prevenção de doenças cardiovasculares.

Voluntários, portadores ou não de doenças coronárias e de outras enfermidades, como a diabetes, por exemplo, serão acompanhados num período de até dois anos. Segundo o professor Darcy Roberto Lima, um dos responsáveis pelo projeto Café e Coração, trabalhos recentes indicaram que a bebida, ingerida na proporção de até quatro xícaras diárias, é benéfica à saúde e recomendada até mesmo para crianças em idade escolar.

Para o secretário da Agricultura, Duarte Nogueira, a comprovação, por meio dessas pesquisas, de que o café faz bem ao coração, poderá contribuir para o aumento do consumo do produto no País. “A elevação da quantidade favorecerá toda a cadeia do agronegócio café”, diz Nogueira, lembrando que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial.

Participam da iniciativa a Secretaria da Agricultura, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a Fundação Zerbini e a Faculdade de Farmacologia Clínica e História da Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)