Especial do D.O.: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo comemora 112 anos

Novo diretor-presidente, Hubert Alquéres, apresentou um esboço de programa de atividades

ter, 29/04/2003 - 10h41 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


A reunião de funcionários, realizada ontem, dia 28, na quadra de esportes da empresa, para marcar a passagem do 112º aniversário da Imprensa Oficial, ofereceu a oportunidade para que o novo diretor-presidente, Hubert Alquéres, apresentasse um esboço de programa de atividades. “Investir na Certificação Digital será o nosso próximo grande passo”, anunciou, depois de lembrar ser ela a primeira empresa governamental a conquistar a condição de certificadora digital de documentos. “É um grande salto de modernidade. Temos infra-estrutura e temos, sobretudo, profissionais capacitados para pôr São Paulo nesse patamar.”

As parcerias com as editoras universitárias, para produção de livros de alto significado cultural, foram citadas a seguir – “pretendemos ampliar e intensificar esse trabalho”, garantiu o presidente. E como se fosse recompensa a essa boa disposição, chegou pouco depois a notícia de que o livro Pintores Paisagistas – São Paulo 1890-1920, de Ruth Tarasantchi, feito em co-edição com a Edusp, recebeu o Prêmio Sérgio Milliet da Associação de Críticos de Arte, como o melhor trabalho de pesquisa de 2002. A ABCA é a seção brasileira da Associação Internacional de Críticos de Arte e a concessão do prêmio à autora leva em conta, também, a produção editorial e a impressão.

Parcerias

Duas outras atividades da Imprensa Oficial serão ampliadas imediatamente: a de parceira na divulgação das ações da administração, tanto nos órgãos impressos (revistas, jornais, folhetos variados) como no mundo digital da internet. “Hoje já hospedamos o site do Governo do Estado e isso confere notável transparência aos atos da administração pública.”

Esforço semelhante será desenvolvido para ampliar as parcerias com entidades da sociedade civil, aí incluídas organizações não-governamentais, agentes culturais e educacionais, sobretudo. O presidente foi enfático: “Acredito que o terceiro setor é uma das grandes conquistas da sociedade brasileira, nos últimos anos. Essas instituições têm sido responsáveis por trabalhos magníficos. Meu propósito é investir na parceria com elas, para que cada vez mais a Imprensa Oficial seja reconhecida como empresa atenta às suas responsabilidades sociais.”

Funcionários homenageados

Nos 112 anos da Imprensa Oficial, naturalmente, não faltaram bolo nem música, esta a cargo da Orquestra Sanfônica de São Paulo. Vinte funcionários que haviam completado 25 anos de trabalho na empresa receberam das mãos dos diretores pins dourados como homenagem.

Hubert Alquéres sinalizou ainda outro ponto de suas preocupações: defender vigorosamente aquela que é uma das principais missões das imprensas oficiais, dar publicidade aos balancetes das empresas privadas de capital aberto, alvo de campanhas e projetos de lei pela sua revogação. E lembrou: “Vimos que nos Estados Unidos a falsificação dessas informações por algumas empresas de grande porte tem provocado crises econômicas no País. No Brasil, as imprensas oficiais, especialmente a de São Paulo, garantem a transparência e a perenidade dos dados que agora também estão disponíveis na Internet. Esta segurança continuará possível desde que a legislação permaneça como está.”

Joice Henrique

(AM)