Especial do D.O.: Humanização do Pinel inclui tratamento para crianças e adolescentes

Instituição Psiquiátrica renova com hospital-dia e internações breves

sáb, 11/01/2003 - 14h03 | Do Portal do Governo

São altos, no Brasil, os índices de distúrbios mentais na infância e adolescência: 5% para retardo mental, 5% para transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, 4% de depressão em adolescentes, 4/10.000 para quadros autísticos. Diferente das demais instituições públicas que cuidam de saúde mental em São Paulo, o Hospital Psiquiátrico Pinel em Pirituba (SP), subordinado à Secretaria de Estado da Saúde, abre espaço terapêutico para internação de adolescentes e crianças.

O Hospital Dia Infantil (HDI), o primeiro no Estado, oferece tratamento para crianças em sua maioria em idade escolar, que passam metade do dia na escola e a outra no hospital. O Núcleo de Atenção Psiquiátrica ao Adolescente (Napa), que também funciona no Pinel, cuida do tratamento de jovens de 14 a 18 anos incompletos portadores de transtorno psiquiátrico agudo ou crônico.

Hospital Dia Infantil

No HDI atendemos crianças com estrutura neurótica grave, autistas em sua maioria”, informa o médico psiquiatra José Luiz Bonfitto, especialista em crianças. “Acreditamos que a ação terapêutica em geral pode produzir modificações tanto no cérebro como na mente do paciente”.

A equipe de profissionais interdisciplinar do Hospital Dia reúne psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e recreacionista. Com linha de tratamento voltada para a reestruturação da formação do sujeito que nunca existiu, e que no caso do autista, não se apresentou ainda.

Para o surgimento desse sujeito inexistente, a criança é submetida a vários estímulos. São vivências em brinquedoteca, grupo de corpo, expressão, vários tipos de ambientes envolvendo esses profissionais. “Algumas estão apresentando progresso bem expressivo, mesmo crianças com problemas muito graves, que poderiam estar sendo excluídas do processo de cidadania lá fora”, diz o médico.

SERVIÇO

Hospital Psiquiátrico Pinel
Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 5.214
Cep 02938-010 – Pirituba – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3974-8917 – Fax: (11) 3974 7844

Márcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial