Especial do D.O.: Horário de verão termina amanhã com 4% de economia

São Paulo economizou o equivalente ao consumo de energia de uma cidade como Vitória (ES)

sex, 14/02/2003 - 9h27 | Do Portal do Governo

À meia-noite deste sábado, dia 15, habitantes de 13 Estados brasileiros deverão atrasar seus relógios em uma hora. É o fim do horário de verão em São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Desde 3 de novembro, São Paulo economizou 0,6% de energia elétrica, ou 210 megawatts, o equivalente ao consumo de energia de uma cidade como Vitória (ES). Se considerado o horário de pico de consumo de energia elétrica – das 17 às 22 horas – houve redução de 4% em todo o Estado, o que representa economia de 1.600 megawatts, energia consumida por uma cidade do porte de Curitiba.

“O horário de verão é uma medida eficaz”, garante Celso Cerchiari, diretor de operação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista. “Com a diluição do consumo de energia nos horários mais críticos, reduz-se o fluxo de energia pelas linhas de transmissão e todo o sistema opera com mais eficácia.” Ele esclarece que quando a demanda diminui, as empresas que operam o sistema prestam um serviço melhor ao consumidor, porque as linhas de transmissão têm fluxo de energia mais estável e sem sobrecargas.

O horário de verão 2002/2003 foi o mais curto, com 105 dias – normalmente tem de 120 a 130. Nos anos anteriores, o início do horário especial ocorreu em outubro. Em 2002, em razão de solicitação da Justiça Eleitoral, o início foi planejado para o primeiro final de semana após o segundo turno das eleições.

Economia

O horário de verão foi praticado pela primeira vez no Brasil em 1931 e desde 1985 tem sido adotado sem interrupções. A adoção do horário especial no verão proporciona diminuição de 4% a 5% no consumo e poupa o País de sofrer as conseqüências da sobrecarga na rede.

A medida permite que se utilize da claridade entre 19 e 20 horas, o que evita o custo de operação de usinas de energia elétrica para iluminar, ao entardecer, nas regiões do País onde o sistema é instalado e que abrangem os maiores centros consumidores.

Canadá, Estados Unidos, Rússia e países da União Européia também fazem mudança no horário convencional para aproveitar os dias mais longos do verão.

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial