Especial do D.O.: Histórias em quadrinhos explicam mudanças do novo Código Civil

Cartilha foi produzida em co-edição com a Imprensa Oficial e apoio do governo do Estado

qua, 13/08/2003 - 12h04 | Do Portal do Governo

A cartilha Ao encontro da lei – o novo Código Civil ao alcance de todos será lançada nacionalmente amanhã, no Supremo Tribunal Federal, às 17h30. Produzida em co-edição com a Imprensa Oficial e apoio do governo do Estado e da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a cartilha tem ilustrações de Paulo Caruso e textos de José Rodrigues de Carvalho Netto, acadêmico desembargador.

O objetivo da obra é orientar as pessoas sobre o novo Código Civil, com linguagem simples e popular. O projeto, patrocinado pela Academia Paulista de Magistrados, pretende esclarecer alguns tópicos que mudaram na legislação.

“O mais atraente são os temas polêmicos: o que mudou em relação ao casamento, divórcio, herança, responsabilidades dos herdeiros. São coisas polêmicas que aparecerão em outras cartilhas”, explica Paulo Caruso.

Seduzindo pela história

São 120 páginas, divididas em cinco capítulos, cada um com quatro páginas de quadrinhos e textos ilustrados para facilitar o entendimento.

“É para se ter uma coisa popular para que as pessoas fiquem seduzidas pelas histórias e possam entender, através dos textos técnicos, alguns tópicos que mudaram no Código Civil. Por exemplo, a maioridade relativa de um garoto de 16 anos que se envolve em um acidente de trânsito e a responsabilidade dos pais sobre ele. A maioridade agora é considerada aos 18 anos e não aos 21”, complementa.

Além da publicação da cartilha, seu conteúdo será apresentado na TV Cultura com co-patrocínio da Rede Globo. O ator Lima Duarte, unindo o material impresso com o televisivo, e os juristas Miguel Reale, Maurício Corrêa e Alexandre de Moraes, também participam do projeto.

No evento de lançamento, a Academia Paulista de Magistrados promoverá, em sessão solene, entrega da medalha e do diploma do Mérito Acadêmico a Maurício José Corrêa, pela outorga que lhe fez do título de Acadêmico Honoris Causa.

Projetos

Paulo Caruso pretende continuar trabalhando em parceria com a Imprensa Oficial. “Participo desde o 2º Salão de Humor de Piracicaba. Este ano são comemorados 30 anos do salão e está sendo encaminhado, na empresa, o catálogo da 30ª Edição do Salão de Humor de Piracicaba.”

Também quer contar a história dessas três décadas em livro. “Será uma edição de arte, com todos os trabalhos premiados ao longo desses anos e mais a iconografia relatando como foi a criação, em uma cidade do interior, do maior salão de humor do Brasil e um dos maiores do mundo.”

Outro projeto futuro de Caruso é o lançamento de um livro com caricaturas e textos de sua autoria sobre São Paulo. “É o São Paulo por Paulo Caruso. Um desenho bem-humorado da minha vivência na cidade, com uma perspectiva um pouco mais saborosa e pitoresca do que tem essa cidade”, diz.

SERVIÇO
Ao encontro da lei – o novo Código Civil ao alcance de todos – textos de José Rodrigues de Carvalho Netto e ilustrações de Paulo Caruso, 120 páginas, co-edição da Imprensa Oficial do Estado. Preço: R$ 4,90

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)