Especial do D.O.: Hemocentro da Unicamp faz apelo para doadores de sangue tipo ‘O’

Queda de 15% nas doações pode provocar a suspensão das cirurgias de pacientes desse grupo sangüíneo

ter, 08/06/2004 - 9h52 | Do Portal do Governo

Se o estoque de sangue tipo ‘O’ não normalizar em uma semana, é possível que o Hemocentro da Unicamp tenha que suspender as cirurgias de pacientes desse grupo sangüíneo. A medida poderá ser tomada em virtude de uma queda de 15% nas doações do mês de maio. O hematologista Vagner de Castro, diretor do Serviço de Coleta do Hemocentro, conta que, se a hipótese se confirmar, 88 hospitais da região ficarão desguarnecidos. O Hemocentro é responsável por uma área de cobertura de mais de 70 municípios (que inclui o litoral norte, Taubaté, Mococa, Bragança Paulista e Piracicaba).

Segundo o hematologista, as cirurgias exigem, em geral, um estoque médio de uma a duas bolsas por cirurgia, quando não há necessidade de transfusão, e de 9 a 10 bolsas em cirurgias de grande porte, como a de obesidade.

A iniciativa, informa ele, parte apenas de uma postura preventiva da unidade. ‘A queda nas doações de sangue pode ter sido motivada pela baixa repentina de temperatura e chuva, pela greve nos hospitais do município e do Estado, pelo impacto do atestado médico de doação nas empresas ou repercussões da Operação Vampiro, desenvolvida no âmbito federal’, supõe Vagner.

O médico enfatiza ainda que o atendimento no Hemocentro deverá ocorrer independentemente das circunstâncias e aconselha que a população compareça para fazer suas doações, a fim de que o estoque se mantenha dentro dos parâmetros normais (com cerca de 300 bolsas de sangue recebidas diariamente na Unicamp).

O Hemocentro realiza em média 58 mil coletas anuais de sangue e conta com mais de 40 mil doadores regulares por ano (aqueles que doam duas vezes ou mais no período). É um dos poucos centros do país que segue os índices preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que cada unidade tenha em média 2% a 4% da população como doadores regulares.

As autoridades da saúde pretendem alertar as pessoas de que a coleta continua regularmente na instituição e nos vários postos fixos e móveis espalhados pela cidade.

SERVIÇO
As doações podem ser feitas no Hemocentro de segunda a sábado, das 7h30 às 15 horas, Rua Carlos Chagas, 480 –Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Campinas.
Mais nformações: (19) 3788-8700 e 3788-8701.

Da Assessoria de Imprensa da Unicamp
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)