Especial do D.O.: Há 35 anos a Prodesp participa da vida dos cidadãos paulistas

Poupatempo, licenciamento eletrônico, informatização do Tribunal de Justiça e das delegacias participativas são alguns exemplos

qua, 07/07/2004 - 10h32 | Do Portal do Governo

Apesar de ser pouco conhecida do público, há 35 anos a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) está presente no dia-a-dia do cidadão paulista. Os postos de Poupatempo, o licenciamento eletrônico e o IPVA on-line, a informatização do Tribunal de Justiça e das delegacias participativas, a Farmácia Eletrônica, o sistema Infocrim que ajuda a polícia no combate à criminalidade, são alguns exemplos da participação da empresa de informática na vida das pessoas.

O presidente da Prodesp, Paulo Sergio Varella, informa que somente a informatização do Tribunal de Justiça, que será concluída em 2005, abrange a instalação de 26,5 mil pontos de redes interligando 426 prédios localizados em 309 municípios. O trabalho requer, ainda, o desenvolvimento de novos sistemas de distribuição dos processos cíveis e criminais para acelerar os trâmites legais e integrar as informações judiciais do Estado.

Outro aliado da Justiça é a teleaudiência, sistema de videoconferência que permite ao juiz tomar o depoimento de presos sem que o mesmo tenha de ser deslocar até o Fórum. “Isso reduz custos, torna mais ágil o processo penal, diminui o risco de fuga e libera para outras atividades o contingente policial utilizado nas escoltas”, explica Varella.

A Farmácia Eletrônica, também desenvolvida pela Prodesp, permite racionalizar a entrega de medicamentos a pacientes em tratamento, evita desperdícios e será utilizado em todas as nove farmácias dos institutos do Hospital das Clínicas (HC), que atendem 6 mil pessoas por dia. De acordo com o presidente, o sistema, que está em uso desde 2003 no Instituto do Coração do HC (Incor), permitiu economia de 37% ao eliminar prescrições falsas ou múltiplas e controlar a quantidade entregue nas dosagens corretas.

Seguro e eficiente

Idealizada para processar a contabilidade, os impostos e a folha de pagamento do funcionalismo público, A Prodesp tinha apenas dois funcionários trabalhando numa sala emprestada, quando foi criada, em 1969 .Hoje é a maior empresa estadual de tecnologia da informação do País. Todos os meses emite 1,2 milhão de holerites, cuja complexidade é ditada pela existência de 12 regimes jurídicos e dezenas de carreiras regidas por legislações diferentes e com benefícios e vantagens específicas. Esse imenso banco de dados é um provedor de informações contábeis, financeiras e de recursos humanos aos gestores.

Sua atuação se estende a todas as 20 secretarias e, à parte da administração indireta, abrange os poderes Legislativo e Judiciário. “A Prodesp é o braço tecnológico do governo eletrônico (o chamado e-gov) que revolucionou o atendimento ao cidadão e a gestão do Estado. Participa, ao lado dos diversos órgãos, das principais iniciativas de e-gov do executivo paulista. Seu grande diferencial é a união da expertise tecnológica com o profundo conhecimento da administração pública”, observa Varella.

Para incrementar ainda mais seu suporte ao governo eletrônico, a Prodesp dobrou a sua capacidade tecnológica e está investindo em segurança física e lógica. “Em toda a nossa história nunca tivemos invasão de nossos sistemas. Mas com a intensificação do uso da tecnologia da informática, cada vez mais é preciso aumentar a segurança da informação”, garante o presidente da Prodesp.

Data Center com robôs

O antigo centro de processamento de dados foi transformado em um moderno Data Center, cuja infra-estrutura tecnológica tem equipamentos de grande porte (Unisys e IBM) e um sistema de automação com três robôs que torna mais seguros e ágeis o processamento e a consulta às informações. “A gravação de cópia de segurança das bases de dados do Detran consumia 13 horas; com a robótica caiu para 45 minutos”, afirma Varella.

Para fazer o atendimento ininterrupto e seguro, o Data Center possui recursos de comunicação, geradores de energia, no-breaks, centrais de ar-condicionado e dispositivos de segurança lógica e física (como portas blindadas, cartões inteligentes, câmeras de vídeo e leitura de impressões digitais).

“Nosso Data Center tem capacidade para processar até 870 milhões de instruções por segundo e consegue armazenar 3,2 terabytes de informações. Em 2001, tínhamos 23 servidores; hoje, temos 245 equipamentos; e até o final do ano devemos chegar a 300. O parque de impressoras é capaz de imprimir até 22 milhões de folhas soltas por mês”, contabiliza Varella.

Dentro do complexo há ainda a Central de Atendimento que recebe 15 mil chamados por mês para solucionar problemas técnicos ou falhas de sistema solicitados pelos clientes ou apontados automaticamente pelo monitoramento em tempo real. Com a entrada em funcionamento dos sistemas do Tribunal da Justiça (23 mil usuários) e da pasta da Educação (6 mil escolas), a Prodesp estima que haverá 100 mil atendimentos mensais, até o final deste ano.

Agilidade e economia

Em 2003, a Prodesp obteve faturamento de R$ 288 milhões. Para este ano, projeta chegar a R$ 341 milhões. Seus quase 1,8 mil funcionários, dos quais quase 70% direcionados à informática, são responsáveis por elaborar serviços como: desenvolvimento e integração de sistemas em diferentes plataformas, soluções internet (government-to-busines, government-to-citizen, e-learning, entre outros), serviços de data center, help desk, consultoria, assistência técnica, comunicação, projeto e implantação de redes, treinamento e soluções de inclusão digital.

Desde 1997, a Prodesp é a empresa encarregada de implantar e gerenciar os postos Poupatempo – hoje são nove unidades – espalhados pelo Estado, que já realizaram 90 milhões de atendimentos até maio deste ano. O próximo passo é desenvolver sistemas de atendimento virtual pelo e-poupatempo, que já realiza 62 espécies de serviços cadastradas e disponíveis ao internauta.

Em relação à economia proporcionada pelas tecnologias desenvolvidas pela Prodesp, o presidente destaca: “Em 2003, a Prodesp realizou 91 pregões presenciais economizando R$ 6 milhões; até o início de junho deste ano conseguimos homologar 46 leilões e reduzir os gastos em R$ 16 milhões. Com a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), criada em 2000 em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda, o governo do Estado fez 21 mil negócios e economizou R$ 32 milhões.”

Principais projetos desenvolvidos, em parceria com outras áreas do governo:

  • Acessa São Paulo
    Programa de inclusão digital criado pela Imprensa Oficial, o Acessa São Paulo tem 166 infocentros espalhados por 95 cidades paulistas e já atendeu oito milhões de pessoas. A Prodesp é responsável pela instalação de informática e acesso à Internet.

  • Bolsa Eletrônica de Compras
    Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), portal da Internet criado em 2000, permite que o governo compre produtos e contrate serviços com rapidez, transparência e economize dinheiro público. Este ano a BEC se estenderá aos municípios e as empresas estatais.

  • Pregões Presenciais
    O sistema de Pregões Presenciais agrega várias ferramentas que dão suporte ao pregoeiro e sua equipe na realização de compras. O Portal do Pregão, por exemplo, permite ao internauta ter acesso a informações como editais padrão, catálogo de materiais, legislação e composição de custos de serviços. Até 24 de junho deste ano, já foram realizados 11,7 mil pregões com negociação de R$ 2,84 bilhões e economia média de 14,78% nos preços ofertados.

  • Sistema Estratégico de Informações
    O Sistema Estratégico de Informações interliga mais de 20 mil usuários, inclusive o governador e secretários de Estado e tem 60 aplicados diferentes. Essa rede permite ao governo ter maior controle gerencial, facilidades de cobrança de resultados e diagnóstico permanente da administração. As informações, utilizadas na renegociação e assinatura de novos contratos com fornecedores, já proporcionou R$ 9,03 bilhões de economia de janeiro de 1995 a janeiro de 2004.

  • Registro Digital de Ocorrência
    O Registro Digital de Ocorrência (RDO) é um boletim usado para alimentos os sistemas Infocrim e Ômega, que dão suporte à investigação policial. Todas as delegacias e distritos policiais do Estado serão informatizados e interligados em rede.

  • Rede do Saber
    Um dos maiores sistemas de ensino a distância, a Rede do Saber tem capacidade de atender os 300 mil servidores e professores da Secretaria Estadual da Educação. Envolve o uso de recursos como videoconferência e softwares de e-learning. São mais de 100 ambientes de aprendizagem, dois mil microcomputadores e 15 estúdios de geração. Em 2002, sete mil professores, de nível básico, receberam diploma de formação superior pela internet.

    Claudeci Martins
    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)