Especial do D.O.: Guarda-vidas dão orientações para aproveitar as praias em segurança

Programa 'Salva Surf' treina surfistas para colaborarem na assistência aos freqüentadores das praias

qui, 05/12/2002 - 11h43 | Do Portal do Governo

Desde 1999, os bombeiros paulistas passaram a contar com novos recursos no seu trabalho de assistência aos freqüentadores das praias. Um deles é o programa “Salva Surf” que está instruindo surfistas para prestar socorro em caso de afogamento. A corporação desenvolve cursos rápidos nos finais de semana preparando os surfistas para os vários tipos de atendimento. As aulas abrangem desde a abordagem, deslocamento, técnica australiana de subida na prancha, análise das condições da vítima, chegando ao emprego da reanimação cardiopulmonar.

Por ter contato direto com os banhistas, em especial os que se expõem a maior risco dentro d’água, os surfistas podem participar ativamente do programa. Embora sempre próximos às vítimas, antes da instalação dos cursos os surfistas desconheciam como agir e prestar socorro.

Crianças perdidas

Guarda de crianças perdidas é o tipo de serviço que é atendido com muita freqüência nas férias de verão. Seja pela esperteza da meninada, desatenção dos pais, seja pela multidão concentrada nas praias, muitas se perdem dos pais ou responsáveis.

Normalmente elas são encaminhadas aos postos de salvamento, exigindo atenção dos salva-vidas, que deveriam permanecer na beira d’água evitando os acidentes mais graves. Para ajudá-los, os escoteiros filiados ao Pólo Quebra-Mar vão atuar nos postos, cuidando delas até a chegada dos responsáveis.

Os familiares das vítimas de afogamento têm serviço de apoio psicológico. O acompanhamento é feito em caso de óbito ou mesmo se a vítima é resgatada com vida. No primeiro caso faltava o suporte aos familiares, e no segundo o trauma deixava seqüelas. Somente nesse ano ocorreram mais de 3.300 casos.

Encartes contendo dicas de como usufruir lazer tranqüilo nas praias do litoral paulista serão distribuídos em todas as praças de pedágios com destino ao litoral paulista, rodoviárias, estações de metrô e trens. Também serão distribuídas, nos Postos de Bombeiros, pulseiras de identificação de crianças.

Dicas para aproveitar o verão

1. Mantenha as crianças sob o seu campo visual para não perdê-las e oriente-as a procurar o salva-vidas em caso de emergência. O Posto de Bombeiros fornece pulseirinha para identificação.
2. Fique afastado das costeiras e pedras, onde há risco de escorregões e de ser derrubado pelas ondas. Se arrastado, procure nadar em sentido paralelo à praia;
3. Se sentir-se em perigo no mar, não entre em pânico. Evite debater-se, tente boiar, grite por socorro e gesticule;
4. Modere o consumo de álcool; ele faz perder a noção do perigo;
5. Obedeça à sinalização: as placas de advertência indicam locais perigosos no mar;
6. Evite entrada brusca no mar depois de longa exposição ao sol: há risco de choque térmico e desmaio;
7. Comer demais e entrar na água não é aconselhável: há risco de congestão;
8. Se não tiver experiência no mar, não confie em bóias, objetos flutuantes e pranchinhas. Eles transmitem uma falsa segurança;
9. Afaste-se das praias em caso de temporal ou raios;
10. Evite banhos marítimos noturnos. Nesse período dificilmente você conseguirá ajuda em caso de necessidade;
11. Ao utilizar equipamentos náuticos, respeite as áreas demarcadas para tal fim e, ao banhar-se, respeite as áreas destinadas aos equipamentos náuticos;
12. Use o colete a bordo de embarcações;
13. Qualquer dúvida, procure o guarda-vidas

Claudeci Martins, da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa da Salvamar