Especial do D.O.: Gráfica-escola São Paulo forma quarta turma de jovens da Febem

Mais 21 adolescentes em regime de liberdade assistida receberam seus diplomas de capacitação

sex, 14/03/2003 - 12h28 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


A quarta turma de adolescentes da Gráfica-escola São Paulo recebeu ontem os certificados de auxiliar gráfico. Os 21 jovens, entre eles duas garotas, são egressos da Fundação para o Bem-estar do Menor (Febem), em liberdade assistida. O programa é uma parceria entre Imprensa Oficial do Estado, Centro de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) e Febem, entidade vinculada à Secretaria Estadual de Educação (SEE).

A cerimônia ocorreu ontem à noite no Teatro Fernando de Azevedo, na Praça da República, Centro de São Paulo. Entre as autoridades estavam a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lucia Alckmin, o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, os presidentes da Imprensa Oficial, Sérgio Kobayashi; da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Marcos Antonio Monteiro. Mais de 300 pessoas, entre pais e convidados, estiveram presentes à solenidade que contou com apresentações do coral de meninas da Unidade Taipas da Febem.

A Febem que queremos

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin destacou, em seu pronunciamento, a importância do envolvimento, não só de empresas e da sociedade, mas sobretudo da família na reinserção social desses jovens.

Para o Secretário da Educação, Gabriel Chalita “essa é a Febem que nós sonhamos. A Febem que oferece curso profissionalizante, que consegue o primeiro emprego, que aproxima a família do adolescente. Uma Febem que constrói a cidadania e reconduz esses meninos e meninas ao convívio social”.

O presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa destacou que o certificado que esses adolescentes receberam é mais que um documento. “É um testemunho da confiança deles para si próprios. Estão munidos de mais um meio de seguirem a vida com a cabeça erguida”.

O presidente do Centro Paula Souza, Marcos Antonio Monteiro, enfatizou o carinho especial pelo projeto e que ele representa um avanço no ensino profissionalizante. Sérgio Kobayashi também ressaltou a importância do projeto. “Temos a satisfação do dever cumprido. A missão foi confiada pelo então governador Mário Covas e ratificada pelo governador Alckmin. Que a sociedade veja no nosso exemplo algo a ser copiado. E não só na área gráfica. O projeto pode ser moldado para todos os segmentos”. Ele agradeceu ainda a doação de 261 livros feitas pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) para a Febem. A ANL atendeu a um pedido da Imprensa Oficial do Estado.

Teoria e prática

A Gráfica-escola, idealizada pelo governador Mário Covas, foi criada em outubro de 2001 e funciona na Rua Piratininga, 51, no Brás. Participam do curso garotos que fazem os ensinos fundamental e médio.

O responsável pelo programa na Imprensa Oficial do Estado, Ricardo Corbett Guimarães, falou da satisfação em ver mais uma turma se formando e que isso tem sido possível pelo empenho dos parceiros no projeto. “Esses adolescentes estão tendo uma oportunidade de se profissionalizarem e ingressar no mercado de trabalho”, disse. Ele destacou ainda o apoio de todos os funcionários da Imprensa Oficial para o sucesso da Gráfica-escola.

Joice Henrique

(AM)