Especial do D.O.: Fundação Pró-Sangue conta com solidariedade para repor seus estoques

Entidade abastece 300 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo

qua, 12/11/2003 - 11h16 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Responsável pelo suprimento de 300 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo e maior hemocentro da América Latina, a Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, conta com a solidariedade das pessoas para repor seus estoques de sangue. Os doadores devem ter idade entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg e possuir boas condições de saúde.

Para quem nunca doou sangue, por receio ou falta de informação, é bom esclarecer que doar sangue não dói, pois a agulha para a coleta foi especialmente desenhada para causar o mínimo de trauma durante a coleta. Além disso, o volume máximo de sangue doado é 450 ml, quantidade que é reposta rapidamente pelo organismo com a ingestão de dois copos de líquido. Há quem pense que a doação faz afinar ou engrossar o sangue. Isso também não é verdade: o organismo controla perfeitamente a reposição do volume de sangue e de glóbulos vermelhos, que são mantidos sempre na mesma quantidade.

Outros esclarecimentos

A mulher pode doar sangue mesmo durante o período menstrual, desde que não esteja sentindo cólicas no dia da doação. Não é vedada a doação a mulheres que façam uso de anticoncepcional, Dispositivo Intra-Uterino (DIU), estejam em tratamento à base de estrogênio ou progesterona ou durante a amamentação, desde que já tenham decorrido 90 dias após o parto.

O uso de medicamentos deve ser informado antes da doação, pois cada caso é analisado individualmente. Quem faz tratamento homeopático, por exemplo, pode doar sangue sem problemas, bem como os que fazem dietas para emagrecer, desde que estejam bem fisicamente. Por precaução, os medicamentos para emagrecimento devem ser suspensos no dia da doação.

Os que se tratam com antibióticos, dependendo da infecção, podem doar sangue uma semana após o término da medicação. O mesmo acontece com os antiinflamatórios. Analgésicos também não impedem a doação. É importante que, no dia, o doador esteja sem dores.

Já quem sofre de hipertensão só pode doar se a pressão arterial estiver normal. Antes da triagem clínica, o doador tem sua pressão verificada.

Após doação

Depois da doação, é bom que se evite dobrar o braço por aproximadamente 30 minutos e esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas. É necessário, também, não fumar por cerca de duas horas e evitar bebidas alcóolicas por 12 horas.

O doador deve aumentar a ingestão de líquidos para que o corpo possa repor o sangue doado. E o curativo precisa ser mantido no local da punção por pelo menos quatro horas.

Postos de coleta / endereços

  • Hospital das Clínicas
    Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar
    De segunda a sexta das 7 às 19 horas. Sábados, domingos e feriados das 8 às 18 horas.
    O estacionamento, gratuito, fica na Rua Dr. Mello Alves, 55, Maxi Park, sob o flat Garden Special Residence.

  • Castelo Branco
    Rua Ari Barroso, 355 – Osasco
    De segunda a sexta das 8 às 17 horas e sábados das 8 às 16 horas.

  • Dante Pazzanese
    Av. Dante Pazzanese, 500
    De segunda a sexta das 8 às 17horas e sábados das 8 às 16 horas.

  • Mandaqui
    R. Voluntários da Pátria, 4.227
    De segunda a sexta das 8 às 17 horas e sábado das 8h às 16 horas.
    Hora marcada
    Há ainda um serviço de doação com hora marcada. O doador pode fazer o agendamento com duas horas de antecedência pelo telefone 0800-55-0300.

    Outras informações podem ser obtidas no site www.prosangue.com.br

    (LRK)