Especial do D.O.: Fim de semana com festa no Parque da Água Branca

Evento traz manifestações culturais e festival de comida típica

sex, 14/03/2003 - 11h29 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura


Apresentação de grupos musicais e folclóricos, manifestações culturais, brincadeiras para crianças e festival de comida típica marcam neste fim de semana os 30 anos da organização não-governamental Abaçaí Cultura e Arte. O evento, com o apoio da Secretaria da Cultura, será realizado sábado e domingo no Parque da Água Branca, pertencente à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. Além das atrações culturais, haverá uma celebração interativa pela paz.

Sediada no parque há cinco anos, a Abaçaí Cultura e Arte estrutura-se em núcleos que coordenam oficinas e atividades permanentes abertas ao público. Desde 1973, a ONG desenvolve programas de formação, produção artística e ação cultural.

Haverá exibição de projetos resultantes da parceria, como o Revelando São Paulo e Festival da Amizade. O trabalho reunirá amostra significativa da cultura tradicional de São Paulo.

Em diversos pontos do Parque da Água Branca haverá culinária típica, como doces de Pindamonhangaba, vinhos de São Roque e outras guloseimas, preparadas à moda caipira e servidas na Casa de Pau-a-Pique.

Culturas regionais

A solenidade de abertura será às 9 horas, no sábado, com a manifestação pela paz. No decorrer do dia haverá exibições culturais de cortejos de afoxé, roda de tambores, fandangos, congadas, sextetos de berimbaus, xirê dos Orixás e caixeiras do Divino.

A programação inclui atividades múltiplas de balés folclóricos, grupos de música tradicional paulista (batuque, jongo, samba), corrida de pernaltas, brincadeiras para crianças, oficinas de empapelamento e fotografia e cortejos.

Na ocasião, a Abaçaí estará lançando seu site (www.brazilsite.com.br/abacai), que oferece informações a respeito de folclore e tradições populares.

SERVIÇO

Evento comemorativo
Dias 15 e 16, das 9 às 20 horas, no Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda/SP
Acesso pelas Ruas Francisco Matarazzo (proximidades do Metrô Barra Funda), Ministro Godói ou Germaine Buchard.