Especial do D.O.: Filósofo escocês analisa natureza humana

Imprensa Oficial edita obra de David Hume, considerado um dos precursores do empirismo

seg, 31/03/2003 - 10h35 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Tratado da Natureza Humana é a primeira obra do filósofo escocês David Hume. Seu principal objetivo era introduzir o método experimental nas ciências do homem. O livro é uma publicação da Imprensa Oficial do Estado em parceria com a Editora Unesp. Compõe-se de três partes: Livro I, Do entendimento; Livro II, Das paixões; e Livro III, Da moral.

David Hume tinha 25 anos de idade quando publicou a obra pela primeira vez. Constava de três volumes, e foram editados em 1739 (Livros I e II) e em 1740 (Livro III).

O trabalho literário teve um destino na história da Filosofia. Quando lançado, foi recebido com indiferença pelo público, e isso contribuiu para que o próprio filósofo também o rejeitasse. Estava decepcionado, pois havia depositado grandes esperanças em sua obra. No entanto, atribuiu o fracasso à forma como foi apresentado.

Na opinião de Hume, o insucesso e a incompreensão deviam-se mais “à maneira do que à matéria”. O autor chegou a afirmar que o livro “já saiu da gráfica natimorto”. Mesmo assim, o filósofo persistiu e reescreveu a obra.

Criador do empirismo

Em 1739 ou início de 1740 publicou, de forma anônima e na terceira pessoa, uma sinopse do Tratado, onde tentava explicar mais claramente o argumento principal de seu livro.

Em 1748 publica Investigação sobre o Entendimento Humano. Três anos depois, Investigação sobre os Princípios da Moral. E em 1757 a Dissertação sobre as Paixões. Ainda que com nova forma de apresentação do assunto, havia poucas modificações substanciais. Segundo a tradutora do livro, Déborah Danowski “o Tratado permanece certamente sua obra mais rica e complexa”.

No final da edição há uma sinopse onde o filósofo afirma que “nossos autores parecem mesmo ter dado início a um novo tipo de filosofia. Mais promissora, no que diz respeito ao entretenimento e à edificação dos homens, que qualquer outra que o mundo já tenha conhecido.”

Hume nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 1711. Filósofo, historiador e diplomata escocês, com John Locke criou o empirismo moderno, e como tal defendia que todo o conhecimento provém da experiência.

SERVIÇO
Tratado da Natureza Humana tem 714 páginas e custa R$ 66,00. Pode ser adquirido pelo site da Livraria Virtual www.imprensaoficial.com.br/livraria e/ou por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente 0800 123401, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19h30.

Vera Lúcia de Almeida

(AM)