Especial do D.O.: Festival de dança, música e teatro movimenta 89 Diretorias de Ensino

Durante os próximos cinco meses, 885 escolas paulistas participarão das fases regional e final

sex, 09/05/2003 - 10h39 | Do Portal do Governo

Durante os próximos cinco meses, 885 escolas paulistas que foram selecionadas entre 4.680 inscritas, participarão das fases regional e final do Festival de Dança, Música e Teatro, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação em parceria com as 89 Diretorias de Ensino.

O trabalho com teatro, música e dança será integrado e articulado ao projeto pedagógico de cada escola. O principal objetivo é possibilitar a manifestação artística dos alunos e promover o desenvolvimento de conhecimentos que abrangem a intuição, emoção, imaginação, capacidade de comunicação, bem como o uso da memória, interpretação, análise, síntese e avaliação crítica.

Nos festivais de teatro e dança os grupos serão divididos em duas categorias: Infantil (ciclo I) e Juvenil (ciclo II). No de música não haverá divisão. Os ensaios das peças já estão ocorrendo em várias escolas e ainda neste mês se realizarão apresentações dos grupos de teatro. Nos meses de junho e julho as escolas escolherão o melhor intérprete feminino e masculino, a melhor música original, conjunto musical e banda.

Agosto será o mês do Festival Regional, promovido e organizado pelas 61 Diretorias de Ensino do interior do Estado e 28 da capital e Grande São Paulo. Nessa oportunidade, serão selecionados os 15 melhores espetáculos do Estado, sendo nove grupos do interior e seis da grande São Paulo e capital, para a realização da final, em setembro.

Em busca da nota 10

As comissões de especialistas, nomeadas pela secretaria, acompanharão as apresentações e estabelecerão notas de três a dez para todas as categorias. Serão classificados os espetáculos com maior média no somatório das notas. Para a escolha dos vencedores, os critérios serão as maiores pontuações nos seguintes quesitos: espetáculo, direção, produção, coreografia, cenografia, figurino, bailarino, bailarina, ator, atriz, intérpretes, banda musical, originalidade da música e de conjunto.

Cenários e figurinos serão julgados pela criatividade e não apenas pela beleza e luxo. Pode haver patrocínio de comerciantes da região, que deverão ser citados nas apresentações. No Festival de Música, haverá divisão por bandas (formadas por instrumentos eletrônicos, como guitarra e baixo) e conjuntos (compostos por instrumentos acústicos). A performance dos integrantes será considerada nas categorias dança e teatro.

As apresentações podem receber ajuda da comunidade, como o auxílio de um técnico em sonoplastia ou iluminação. Esse especialista não será julgado e seu nome deverá constar no programa com a respectiva função. No Festival Regional, a banca julgadora deverá ser formada com profissionais da área (teatro, dança e música), selecionados na própria região e a cargo da Diretoria de Ensino, que deverá também definir local, data e horário da final.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

(AM)