Especial do D.O.: Famílias desalojadas para construção do Rodoanel recebem casas até março

Dersa criou cooperativas habitacionais para solucionar a questão

qui, 16/01/2003 - 10h03 | Do Portal do Governo

As últimas casas das famílias desalojadas para dar lugar ao trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas estão em fase final de construção e devem estar concluídas até março. Nesta quarta-feira, dia 15, o secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, vistoriou as obras do conjunto habitacional de Carapicuíba, uma das áreas criadas pela Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) para o reassentamento de 1.099 famílias que optaram por permanecer na região.

A Dersa criou cooperativas habitacionais para solucionar a questão da moradia para as famílias que decidiram ficar em bairros próximos de onde moravam. Os empreendimentos foram construídos em três áreas ao longo do trecho oeste do Rodoanel.

A entrega das casas começou em junho de 2002 e deve ser concluída até março. Em Osasco, na Rua 12 de outubro, foram entregues 566 casas no ano passado. O núcleo Residencial Sylvio Gonçalves Pereira, em Carapicuíba, terá 297 unidades; desse total, 47 foram entregues em 2002 e as 250 restantes estão em fase de conclusão. O Conjunto Habitacional Padroeira, de Osasco, tem previsão de entrega para março de 2003 e contará com 236 moradias.

Desde o início das obras do trecho oeste, está em funcionamento o Centro de Informações do Rodoanel Mário Covas, que atende às solicitações do público sobre o traçado, as características do projeto, o andamento das obras, desapropriações e reassentamentos, além de manter com a população discussões sobre segurança. O objetivo é conscientizar os moradores dessas mudanças. A comunidade também foi atendida com palestras nas escolas e com um espaço criado na Rodovia Raposo Tavares além de atendimento pessoal na sede da empresa.

Trânsito livre

A função do Rodoanel é tornar o trânsito ágil, eliminando o tráfego de passagem, deixando a cidade mais livre para os transportes, coletivo e individual, levando assim, o desenvolvimento para as regiões mais carentes e diminuindo as distâncias sociais. Em levantamento realizado depois da inauguração do trecho que interligou a rodovia Regis Bittencourt à Raposo Tavares, a velocidade média dos ônibus no eixo Regis – Av. Francisco Morato aumentou em mais de 50%, passando de 14,6 km/h para 22,6 km/h.

O setor oeste da região metropolitana de São Paulo é o mais carente de sistema viário perimetral. O trecho oeste do Rodoanel Mário Covas beneficia diretamente os municípios de São Paulo, Taboão da Serra, Embu, Cotia, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Santana do Parnaíba e indiretamente todos os municípios a oeste da região metropolitana. Das dez rodovias a serem interligadas pelo Rodoanel Mário Covas, cinco conectam-se ao trecho oeste: Regis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhangüera e Bandeirantes.

A cidade de São Paulo foi beneficiada como um todo, já que o Rodoanel contribui para equacionar o tráfego dos caminhões abrindo espaço para o transporte coletivo e individual. Os bairros do trecho oeste de São Paulo, como o Butantã e a região da Cidade Universitária, tiveram benefícios diretos obtendo melhor qualidade de vida em decorrência da diminuição dos níveis de poluição do ar e sonora, antes acima do tolerável.

Os congestionamentos foram minimizados, principalmente no Cebolão, porque a região deixou de ser passagem dos caminhões que cruzam a cidade com destino a outros municípios do Estado e do País. A Avenida Francisco Morato ganhou mais espaço para o transporte coletivo, e o corredor da Avenida Eliseu de Almeida ficou liberado para o tráfego geral.

Da Agência Imprensa Oficial e
Assessoria de Imprensa da Dersa

A.M.