Especial do D.O.: Estado registra queda de quase 100% nos casos de dengue

Levantamento foi feito pelo Centro de Vigilância Epidemiológica

sex, 20/02/2004 - 9h02 | Do Portal do Governo

Esse ano, a Secretaria da Saúde registrou queda de 96,3% nos casos de dengue no Estado. Isso é o que demonstra levantamento feito pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da secretaria. Até o dia 16, foram confirmadas 151 ocorrências. No mesmo período do ano passado, houve 4.162 registros. Os casos de janeiro e fevereiro, até agora, atingiram 10 cidades. Até o meio desse mês haviam sido picadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, pessoas de 73 municípios.

A cidade com mais registro confirmados é Potim, 100 casos. Em seguida está São Vicente com 22. A secretaria enviou 41 equipes para reforçar o combate à doença em Potim, com visitas casa a casa, orientação à população e aplicação de inseticidas.

Ainda não há registro de dengue hemorrágica esse ano. “É uma batalha a cada dia. A guerra está em andamento e não podemos dar trégua ao mosquito da dengue. A população tem ajudado muito e precisa continuar atenta”, orienta o secretário da pasta, Luiz Roberto Barradas Barata.

Em 2003, os números do CVE registraram queda de 51% de dengue no Estado, comparando com 2002, já que no ano passado 20.301 pessoas contraíram a doença, diante de 42.058 no ano anterior.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)