Especial do D.O.: Estado busca parceiros para reforma do complexo do Ibirapuera

Projeto, concebido para ser realizado em quatro etapas, entra agora na 2ª fase

qua, 01/10/2003 - 9h13 | Do Portal do Governo

A localização privilegiada, na maior cidade da América Latina, distingue o Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. Esta é a opinião do secretário estadual da Juventude, Esportes e Lazer Lars Grael. Ele informou que o projeto, concebido para ser realizado em quatro etapas, entra agora na segunda fase, que definirá qual modelo de parceria será adotado entre administração estadual e as empresas privadas participantes.

O secretário observa que o complexo, construído há 46 anos, é o mais bem equipado do Estado, porém necessita do auxílio da iniciativa privada para ser auto-sustentável e adaptar-se aos critérios técnicos do Comitê Olímpico Internacional. As obras possibilitarão ao complexo receber espetáculos esportivos e culturais com condições satisfatórias para público e atletas.

Sem igual na América Latina

Rubens Frascino Jordão, secretário adjunto de Esportes, Juventude e Lazer, afirma que o processo de modernização do complexo segue padrões técnicos e de gestão consagrados na Europa e na América do Norte: ‘A iniciativa privada entra com a experiência e o aporte financeiro para gerenciar instalações como essa. Certamente será uma parceria de sucesso’.

Para Fernando Braga, assessor especial do governador e um dos autores do projeto, esse tipo de parceria desonera o Estado de despesas que podem ser assumidas pelo setor privado. ‘A administração da iniciativa privada vai otimizar as receitas, trazer mais atrações para o cenário esportivo e cultural paulista e melhorar as atuais instalações. Além da participação nos lucros, o concessionário projetará sua imagem e São Paulo ganha um complexo multiúso, sem igual na América Latina”, diz Braga.

A seguir, entrevista com o secretário Lars Grael:

D.O. – O complexo do Ibirapuera tem a base para ser o maior conjunto esportivo do País?
Lars Grael – Sim! Está situado em local privilegiado da maior cidade da América Latina e dispõe de instalações que atendem bem aos treinamentos e competições. As obras de modernização incluem a transformação do local em uma praça de serviços e entretenimento, e a criação de um centro de pesquisa e tecnologia para o esporte. Hoje existem dois centros de excelência nessa área, o da USP e o da Escola Paulista de Medicina. Agora, para conseguir a auto-sustentabilidade e o padrão internacional exigido, é preciso definir o modelo de co-gestão entre o Estado e a iniciativa privada.

D.O. – Quantas pessoas poderão usufruir o complexo, depois de revitalizado?
Lars Grael – Descontados os que lotam as arquibancadas em espetáculos, será o mesmo volume atual, 5 mil usuários por mês. O Ginásio do Ibirapuera (Ginásio Geraldo José de Almeida) tem capacidade para 13 mil espectadores e é comum ele estar cheio.

D.O. – Depois da modernização, esse número vai crescer?
Lars Grael – A previsão é duplicar o número de usuários. Se forem incluídos os espectadores de shows, a previsão chega a três milhões de pessoas por ano. Recebi uma proposta do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, querendo instituir um centro olímpico nacional em São Paulo. O desejo dele é unificar o Constâncio Vaz Guimarães e o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Prefeitura Municipal, situado próximo ao Parque do Ibirapuera. Juntos, e com investimentos federais e da iniciativa privada, os dois complexos poderiam constituir um centro olímpico fundamental para o desenvolvimento do esporte nacional. Essa associação poderia beneficiar esportes que já têm centros de excelência no Estado – a canoagem e velocidade em Piraju; o tênis de mesa em Piracicaba; o beisebol e softbol, em Ibiúna; o tiro esportivo na capital; o remo que pretende fazer uma raia olímpica de alto nível no Parque Ecológico do Tietê; o hóquei na grama que já está no Constâncio Vaz Guimarães; e o badmington que está em São Paulo no Complexo Baby Barioni, na Água Branca.

D.O. – O que se destaca na atual estrutura do Constâncio Vaz Guimarães?
Lars Grael – A pista de atletismo. É a única de nível 1 na América Latina, segundo a Entidade Internacional de Atletismo (IAAF). Este padrão é o mesmo adotado nos Jogos Olímpicos.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)