Especial do D.O.: Estação Ciência oferece curso para professores da rede pública estadual

Objetivo é oferecer instrumentos para facilitar o ensino de óptica aos professores

qua, 19/11/2003 - 11h30 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para o curso Tópicos de Óptica para o Ensino Médio: Uma Abordagem Experimental, que será realizado de 26 a 30 de janeiro de 2004, na Estação Ciência. O objetivo é oferecer instrumentos para facilitar o ensino de óptica aos professores que lecionam física nas escolas da rede pública. A ênfase do programa é a parte experimental, utilizando material de baixo custo e de fácil acesso.

A Óptica, parte da física que estuda as propriedades da luz, é um dos tópicos mais importantes da disciplina. Seu estudo e aplicação vêm se tornando mais necessários a cada dia.

O coordenador do curso e professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (Ifusp), Mikiya Muramatsu, explica que, quando se fala em imagem, se fala em óptica. ‘Vivemos cada vez mais num mundo de imagens. Quase tudo que fazemos ou vemos está relacionado de alguma forma com a óptica, a imagem. Quando tiramos uma fotocópia; o código de barras do supermercado; o CD que ouvimos; as lentes; a luz. Esse processo de funcionamento é feito por meio de leitura óptica. Tudo o que é colorido está ligado à óptica’, conclui o professor.

Ferramenta poderosa

O curso terá 30 horas em tempo integral e será exigida freqüência mínima de 85% nas atividades. Os alunos serão avaliados pela participação e, no final, pela apresentação de uma proposta de ensino.

Os estudantes que obtiverem aproveitamento satisfatório receberão certificado de conclusão de extensão universitária, expedido pelo Ifusp/Estação Ciência. Além disso, ao concluir o curso o professor terá material didático para imediata aplicação em sala de aula, como transparências, roteiros e avaliações. Farão parte, também, de uma rede de informações sobre material de ensino de óptica, utilizando o site existente do Projeto Ensino Público.

Os monitores do Projeto Ensino Público – Grupo de Óptica, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, acompanharão as oficinas. O projeto vem desenvolvendo material didático e efetuando divulgação, além de estar qualificando professores desde 1997, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino público.

Quem pode se inscrever

Serão oferecidas 60 vagas e cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00, destinada à cobertura parcial das despesas com o curso.
As inscrições, que se encerram dia 12 de dezembro, serão analisadas, e os candidatos selecionados de acordo com o seguinte critério:
– Ser professor titular na rede pública;
– Ser professor licenciado em física, matemática, ciências, química, outros (na ordem);

Conteúdo do curso

  • 26/01 Apresentação do curso/professores desafios com dispositivos – espelhos, lentes, etc. Espelhos planos.
    Oficina: fotos na lata

  • 27/01 Desafios em espelhos esféricos Oficina: formação de imagens e equação de Gauss Refração: desafios – Oficina: refração
  • 28/01 Prisma, cores, espalhamento Aplicações: olho, lupas, lentes, maquina fotográfica, etc. Oficina: lentes, prismas, simuladores
  • 29/01 Introdução a ondas, difração, interferência Palestra: holografia Laboratório: ondas
  • 30/01 Como fazer um projeto de ensino Palestra: metodologia de ensino de óptica Avaliação – Lista de exercícios

    SERVIÇO
    Tópicos de Óptica para o Ensino Médio: Uma Abordagem Experimental
    Data: 26 a 30 de janeiro de 2004
    Inscrições até 12 de dezembro
    Local: Estação Ciência da USP
    Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa
    Telefone: 3673-7022
    www.eciencia.usp.br

    Andréa Barros
    Da Agência Imprensa Oficial