Especial do D.O.: Estação Ciência mostra importância do petróleo

Exposição traz amostras de minérios, acompanhadas de painéis, entre os quais o mapa geológico do Brasil

ter, 03/06/2003 - 10h19 | Do Portal do Governo

A Estação Ciência abre no dia 10, às 10 horas, a exposição permanente Petróleo – Uma Fonte de Energia, em um espaço de 200 metros quadrados e capacidade de atender a 1,2 mil pessoas por dia. O objetivo é mostrar a importância que a geologia e o petróleo têm no cotidiano das pessoas. “A Estação é muito visitada por escolas. Queremos que essa exposição ajude os professores a reformular o conceito de dar aula, aproveitando toda a estrutura interativa que temos a oferecer”, explica o coordenador de eventos da Estação Ciências, Cauê Matos.

Os materiais terrestres ficam dispostos em vitrines, com amostras de minérios, gemas e rochas acompanhadas por painéis, entre os quais, o mapa geológico do Brasil. Como atividade interativa, os visitantes podem manusear minerais e rochas, observando características que auxiliam na identificação desses materiais como, por exemplo, consistência, aspereza ou suavidade ao tato e executar testes de dureza. Para saber sobre a dinâmica interna da Terra, o público pode dividir em partes um pequeno globo terrestre e observar as diferentes camadas.

Maquetes

A maquete de um vulcão em atividade, onde o magma escorre da cratera promete ser uma das grandes vedetes da exposição. A possibilidade de interação acontece, também, com os fenômenos de dobramentos e falhamentos de rochas, através de modelos feitos em caixas acrílicas com várias camadas de espuma, que o visitante pode movimentar.

O petróleo está representado em maquetes, painéis, objetos e mapas. Na maquete Fontes de Energia Naturais, o visitante consegue visualizar e comparar facilmente as formas naturais de obtenção de energia. Na maquete Do Poço ao Posto é mostrado todo o trajeto do petróleo, desde a extração até sua venda como combustível. Para as crianças, revistas em quadrinhos gigantes contam a história do petróleo no Brasil e sua utilização desde a antigüidade.

No piso superior há um lugar para aqueles que desejam obter mais informações sobre os assuntos tratados na exposição, onde estarão disponíveis três micros com acesso à internet, TV, videocassete, coleção de fitas de vídeo, pequena biblioteca com 45 títulos sobre biologia, cavernas, plásticos, petróleo, entre outros assuntos. A exposição conta com o patrocínio da Petrobras.

SERVIÇO
A Estação Ciência
Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa
De terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, sábado, domingo e feriado, das 13 às 18 horas.
Entrada franca. Telefone (11) 3673-7022

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Estação Ciência

(AM)