Especial do D.O.: Estação Ciência completa 17 anos e apresenta programação especial

Haverá espetáculos musicais, teatros, exposições, palestras, mesas-redondas e aulas especiais

ter, 01/06/2004 - 10h09 | Do Portal do Governo

A Estação Ciência da USP completa 17 anos. E quem ganha o presente são os estudantes. Para festejar a data, promove atividades gratuitas para escolares durante todo o mês de junho. Haverá espetáculos musicais, teatros, exposições, palestras, mesas-redondas e aulas especiais. Tudo para incentivar o jovem a gostar e praticar ciências. A Estação fica na Lapa, na Rua Guaicurus, 1.394, São Paulo, perto do mercado municipal do bairro e do terminal de ônibus.

Criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1987, a Estação Ciência está vinculada à USP desde 1990. No local, estudantes, principalmente dos níveis fundamental e médio, encontram exposições científicas (permanentes, temporárias e virtuais), cursos de capacitação, oficinas, palestras, criação e empréstimos de kits educacionais, laboratórios de informática e outras atrações.

Os profissionais que ali trabalham são professores da universidade, alunos estagiários, voluntários de ONGs e técnicos de formação em várias disciplinas. Auxiliam os visitantes nos experimentos dos laboratórios, informam e esclarecem os estudantes a respeito de exposições e experiências. As áreas do conhecimento difundidas são astronomia, meteorologia, física, geografia, biologia, história, informática, tecnologias, matemática e ciências humanas.

Despertando talentos

Todas as atividades são orientadas no sentido de aguçar a curiosidade científica, despertar talentos e ampliar a formação educacional dos adolescentes. Os trabalhos desenvolvidas na Estação Ciência misturam entretenimento com conhecimento humano, para que o acesso ao saber fique mais fácil de ser entendido e popularizado entre os jovens.

Os programas científicos são frutos de parcerias com diversas empresas do setor privado e ONGs. Participam Petrobras, IBM, Telefônica, Apple, Intel, Microtec, Banco do Brasil e a organização Centro de Estudos e Pesquisas da Criança e do Adolescente (Cepeca). No ano passado, passaram pelo galpão da Guaicurus aproximadamente 200 mil pessoas.

Projetos sociais

Um dos programas sociais da Estação Ciência é o Projeto Clicar, iniciativa de inclusão digital para jovens carentes em situação de risco. Eles utilizam o computador e a Internet, sem controle de freqüência ou presença, e praticam jogos e atividades em grupo, monitorados por coordenadores. O Clicar é uma parceria com a ONG Cepeca.

O projeto, criado em 1995, foi elaborado a partir de pesquisas com os visitantes mais assíduos da Estação Ciência. No levantamento, os coordenadores detectaram o interesse dos jovens em ter um laboratório de informática. Atualmente, mais de 800 estudantes trocam e-mails, digitam currículos e trabalhos escolares em 26 micros. Os coordenadores asseguram que muitos participantes do Clicar deixaram de lado atividades ilícitas para se dedicar ao computador.

Brincando e aprendendo

Outra iniciativa educacional é a Experimentoteca, laboratório de ciências naturais que funciona como biblioteca pública. Diretores de escolas públicas ou particulares preenchem um termo de compromisso, de zelar pelo material, e recebem até três jogos ao mesmo tempo para apresentação em salas de aula.

Os kits foram feitos por um grupo de professores do Centro de Difusão Científica e Cultural da USP de São Carlos. Os jogos tratam de 59 assuntos científicos e incluem atividades para grupos de até 40 alunos. Antes de usar os kits, os professores recebem orientação prévia, com roteiro explicativo e demais procedimentos para mostrar as atividades aos alunos. Os temas abrangem solo, ar, água, corpo humano, química e física.

SERVIÇO:
Estação Ciência – Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – São Paulo
Telefone (11) 3672-5364 – www.eciencia.usp.br

De folclore a pterosauros
A programação da Estação Ciência para o mês de junho:

  • Dia 2 – Professor Gervásio e a Energia Elétrica – conceitos científicos explicados em linguagem teatral com interação entre atores e público
  • Dia 3 – Início do curso Decifrando a Terra, em 10 módulos, sempre às quintas-feiras, ministrado por professores da USP
    Dia 8 – Abertura da Exposição USP 70 Anos, mostrando banners, fotos e painéis sobre a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da USP

  • Dia 16 – Concerto Coralusp
  • Dia 20 – Estréia de Marte, A Viagem – Uma Comédia no Espaço – Espetáculo infantil sobre astronomia e sistema solar
  • Dia 22 – Palestra Dinossauros e Pterossauros – Quem São, de Onde Vieram e para Onde Foram. Professor de Geociências da USP falará sobre o tema
  • Dia 23 – Inauguração da Exposição Allosaurus fragilis e Pterossauro anhangüera – Momentos da Vida Primitiva. Réplica de esqueleto de dinossauro com 12 metros de comprimento e três metros de altura
  • Dia 23 – Palestra São João, Precursor e seu Ciclo de Fogos. Folclorista falará sobre esta tradição brasileira
  • Dia 24 – Show de Física – Sob coordenação de professor do Instituto de Física da USP
  • Dia 25 – Palestra Geociências na Indústria do Petróleo
  • Dia 30 – Mesa-redonda Jogos na Educação – Uma ferramenta para o Professor, Uma Diversão para o Aluno

    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)