Especial do D.O.: Escolas abrem suas portas e reduzem índices de violência e criminalidade

Pesquisa realizada pela Secretaria da Educação, mostra que iniciativas como o Programa Escola da Família podem reverter situações de violência

ter, 22/06/2004 - 11h21 | Do Portal do Governo

Desde sua criação, em agosto de 2003, o Programa Escola da Família atende às necessidades da comunidade e apresenta resultados expressivos em relação ao alto índice de violência constante nas escolas e suas vizinhanças. Segundo pesquisa realizada pela Secretaria da Educação, entre setembro do ano passado e abril, o número de roubo de equipamentos escolares foi menos de 28%. Danificação de veículos dentro da instituição educacional e nas proximidades diminuiu 31%. As invasões e furtos registraram queda de 16%.

Esses dados mostram que iniciativas como o Programa Escola da Família podem reverter situações de violência, hoje tão acentuada entre os jovens. Estudo elaborado recentemente pela Unesco no Brasil (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), aponta que a cada 100 mil adolescentes, entre 15 e 24 anos, 52 morrem assassinados por ano – mais de 70% das ocorrências são registradas nos fins de semana, enquanto no restante da população a taxa de homicídios permaneceu estável.

Comunidade x escola

Para Sandra Dias Paza, diretora da Escola Estadual Castro Alves, de Lausane Paulista, zona norte da capital, o programa minimizou o problema de agressividade que se formava dentro da escola e proximidades. Os alunos comprometidos com as atividades esportivas são obrigados a se conhecer melhor para participar em equipes.

Agora eles têm onde extravasar energia. As pichações nos muros deram lugar às artes feitas pelos jovens, com tintas doadas para o projeto. Ao trazer os filhos, muitos pais se animam e contribuem para a conservação da escola, ajudando a limpar e até pintando as salas de aula. Além disso, têm a oportunidade de freqüentar os diversos cursos oferecidos. “O programa é um trabalho que a curto prazo se enxerga o resultado. Conseguimos trazer a comunidade para dentro da escola”, conclui a diretora.

Mais de mil escolas integram o programa na capital

O Programa Escola da Família é uma iniciativa que une profissionais da educação, estudantes universitários e milhares de voluntários. O intuito é proporcionar lazer saudável aos adolescentes e à comunidade nas 5,3 mil escolas dos 645 municípios paulistas. Com isso, busca-se encontrar a solução, com uma única ação, de dois problemas graves: o ambiente de violência em que vive o jovem paulista; e a oportunidade oferecida aos estudantes universitários, oriundos de escolas públicas estaduais, de obter bolsas de estudo integral em curso superior.

Mais de 20 mil alunos são beneficiados com as bolsas da Escola da Família

As atividades do programa são desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino do Estado, aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas. Todas as pessoas, sem restrição de idade, podem se favorecer das ações culturais, esportivas e profissionalizantes. Uma das intenções é conscientizar a população e tratar de questões referentes aos mais diversos assuntos que fazem parte do cotidiano.

Em 2003, foram investidos R$ 60 milhões nessa proposta. A previsão para este ano é de R$ 184 milhões. Desde o início, 1,5 milhão de pessoas passou por mês nas 1.037 escolas que integram o programa na capital. No Estado, a média tem sido de 5 milhões.

O programa manterá abertas inscrições durante todo o ano para preenchimento de vagas desocupadas. Os interessados devem se manter informados pelo site www.escoladafamilia.sp.gov.br, nos primeiros dias de cada mês.

As vagas são destinadas exclusivamente a ex-alunos que concluíram o ensino médio em escolas estaduais e que estejam matriculados numa das instituições de educação superior privada que tenha aderido ao programa. As bolsas são renovadas semestralmente. Os beneficiários prestam 16 horas semanais (divididas entre sábados e domingos) de serviços comunitários nas escolas.

Eleta Maciel
Da Agência Imprensa Oficial