Especial do D.O.: Equoterapia da Esalq de Piracicaba recupera portadores de deficiência

Tratamento propicia equilíbrio e coordenação motora, estimula aprendizagem e desenvolve autoconfiança e afetividade

seg, 22/12/2003 - 9h04 | Do Portal do Governo

Em agosto de 2001, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq- USP) reuniu profissionais voluntários para realizar o Projeto Equoterapia. A iniciativa pioneira dentro das universidade públicas, tem por objetivo atender a população carente de Piracicaba e região, realizar pesquisa e habilitar de mão-de-obra especializada a fim de criar novos núcleos de equoterapia. O método terapêutico é reconhecido desde abril de 1997 pelo Conselho Federal de Medicina e utiliza o cavalo como principal meio de trabalho na reabilitação de pessoas portadoras de deficiência física e/ou mental.

No início, a equipe atendia a 12 jovens. Hoje, são 52 portadores de deficiência pertencentes a famílias carentes de Piracicaba que participam do tratamento. A equoterapia é indicada para portadores de paralisia cerebral, síndrome de Down, síndrome de West, falta de coordenação motora, distúrbios visuais, auditivos e da fala, dependentes químicos e autistas. É indicado, ainda, para quem teve acidentes vasculares cerebrais, traumas cranioencefálicos ou sofre de estresse.

A habilitação ou reabilitação motora do paciente provém do movimento ritmado, repetitivo e simétrico que o cavalo executa. A cada passo do animal, o cavaleiro precisa reajustar-se à montaria para adaptar seu equilíbrio. É um movimento tridimensional que apresenta três vetores de força – para cima, para o lado e para frente – e provoca o deslocamento da pelve do praticante, propiciando conscientização corporal do portador de deficiência e estimulando a aprendizagem da marcha.

Trabalho voluntário

Além disso, o cavalo se transforma num amigo para o praticante de equoterapia. Em contrapartida, o cavaleiro estabelece com o animal um relacionamento afetivo importante. A atividade permite trabalhar aspectos como autoconfiança, independência, sociabilização, afetividade, facilitação do aprendizado, auto-estima, autocontrole, atenção e concentração, além de equilíbrio, coordenação motora e fortalecimento do tônus muscular, o que contribui para a reintegração do praticante à sociedade.

O grupo interdisciplinar é composto por profissionais da Esalq, das áreas de pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, educação física, neurofisiatria, zootecnia e equitação. A iniciativa conta também com a prestação de serviço voluntário da comunidade e com o trabalho de estudantes de áreas afins, que estagiam no projeto de equoterapia. Apesar de todo o trabalho ser voluntário, a Esalq busca apoio financeiro e pesquisa interdisciplinar para ampliar o atendimento. De acordo com o coordenador-geral do projeto, professor Cláudio Maluf Haddad, o potencial poderia atender 200 praticantes se houvesse apoio efetivo da iniciativa privada.

Normalmente, o tratamento é procurado por crianças indicadas por entidades sociais que assistem os portadores de necessidades especiais. Elas são selecionadas por uma triagem econômica, e aqueles que têm condições contribuem com uma quantia simbólica. A terapia custa R$ 250,00 mensais por criança. O projeto tem o apoio da prefeitura de Piracicaba e recebe recursos financeiros de duas empresas. Mas o maior suporte vem do trabalho voluntário dos profissionais e dos pais, que procuram trazer serragem para as baias dos cavalos; arame e mão-de-obra para a construção de cercas; e ainda promovem venda de rifas, entre outras iniciativas para arrecadar recursos.

Contribuições

Filiada à Associação Nacional de Equoterapia, a equipe da Esalq realiza cursos para formação de novos equoterapeutas interessados em estender essa prática para outros pontos do país. A iniciativa é administrada pela Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz”. Contribuições financeiras de pessoas físicas ou jurídicas podem ser tratadas diretamente na Fundação, pelo telefone (19) 3417-6600.

SERVIÇO

Setor de Eqüinocultora do Departamento de Zootecnia da USP/Esalq
Av. Pádua Dias, 11 – CEP 13.418-900 – Piracicaba (SP)
Telefone: (19) 3429-4102
e-mail: equoterapia@esalq.usp.br
site: www.zootecnia.esalq.usp.br/equoterapia.html

Da Agência Imprensa Oficial