Especial do D.O.: ECA promove cursos para difundir música erudita

Entre as opções, aulas de canto e aperfeiçoamento em instrumentos como saxofone, violino e piano

sex, 10/01/2003 - 10h35 | Do Portal do Governo

O Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo está com inscrições abertas até 14 de fevereiro para cursos de música, canto e instrumento. Entre as opções estão aulas práticas de laboratório de canto e aperfeiçoamento na técnica de diversos instrumentos, entre os quais saxofone, violino e piano. Há também cursos teóricos como História da Música Universal e Música: Ouvir e Entender.

Os interessados devem dirigir-se ao Departamento de Música para fazer entrevista e, se for o caso, teste de avaliação de aptidão. A inscrição para seleção custa R$ 5,00 e a matrícula R$ 360,00 por semestre. Os cursos vão de 6 de março a 30 de junho e de 4 de agosto a 5 de dezembro de 2003.

Criado em 1970, o departamento promove esses cursos de difusão cultural direcionados ao público em geral desde 1995. Em suas salas estudaram músicos famosos como o maestro George Oliviertoni, fundador da escola, e o compositor Rubens Russomano Ricciardi.

Cursos com inscrições abertas

  • Aperfeiçoamento nos instrumentos: flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, percussão sinfônica e piano.
  • Instrumentos antigos: alaúde para violonistas, clarinete clássico, cravo para pianistas, flauta doce, oboé barroco para oboistas, violoncelo barroco para violoncelistas e trompete natural.
  • Violão: destina-se a interessados em aperfeiçoar as técnicas de violão – Prof. André Simão.
  • História da Música Universal: o objetivo é apresentar um panorama da música clássica do canto gregoriano até a atualidade, por meio de explanações e audições. Prof. Andi Pereira.
  • Percepção (rítmica, melódica e harmônica): este curso tem a finalidade de desenvolver a capacidade auditiva dos alunos com o objetivo de ampliar-lhes a gama de ferramentas necessárias para uma melhor e mais consciente audição da música, através de exercícios e da assimilação dos elementos teóricos fundamentais.
  • Prática de Execução da Música dos Séculos 17 e 18: destina-se a instrumentistas, cantores e regentes que desejam ampliar seus conhecimentos na área de interpretação da música renascentista, barroca e clássica. Aulas de música de câmara, leituras de tratados, palestras e baixo contínuo. Profs. Teresa Cristina Rodrigues Silva, Mônica Lucas, Carin Zwilling e Sérgio Carvalho.
  • Laboratório de Canto: curso prático para iniciantes ou cantores que tenham experiência. O curso aborda o conhecimento do aparato vocal e o seu funcionamento, o desenvolvimento da percepção corporal relacionada ao mecanismo de emissão no canto, exercícios posturais, respiratórios e vocalizes. Profª. Márcia Degani.
  • Ritmos Brasileiros: tem como objetivo apresentar um panorama das manifestações de cultura popular mais representativa do Brasil, na área de música e dança, com enfoque especial aos ritmos e instrumentos de percussão dos quais serão trabalhadas as suas técnicas. Prof. Ari Colares.
  • Música: Ouvir e Entender: encontros dirigidos principalmente àquele que deseja ser um ouvinte consciente – um apreciador – por meio de noções básicas da estrutura e funcionamento da música ocidental (folclórica, popular e erudita). Profª. Silvia de Luca.
  • Música Brasileira e Cultura Popular – dos tempos coloniais à atualidade: o objetivo é estudar a história da cultura musical no Brasil, por meio de seminários e de análises de textos escritos e peças musicais representativas. Prof. Luís Antonio Giron.

    Serviço

    ECA – Departamento de Música
    Avenida Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, s/no, sala 12-A, Cidade Universitária.
    Outras informações: (11) 3091-4089

    Da Agência Imprensa Oficial
    e da Agência USP de Notícias