Especial do D.O.: Desfile de 300 carros antigos comemora o Dia Nacional do Fusca

Evento, com apoio da Secretaria da Cultura, movimenta a Praça Júlio Prestes neste domingo, dia 19

sex, 17/01/2003 - 10h41 | Do Portal do Governo

Para alguns um projeto arcaico, para outros um projeto eterno, feito para durar. Os amantes do carrinho mais popular não podem perder o desfile de 300 fuscas que ocorrerá no próximo domingo, dia 19, das 8 às 15 horas, na Praça Júlio Prestes, na Luz, região central de São Paulo.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Federação Paulista de Automóveis Antigos, em comemoração ao Dia Nacional do Fusca, considerado um verdadeiro símbolo nacional.

Além dos fusquinhas, o tradicional Encontro de Carros Antigos contará com outras raridades automobilísticas de colecionadores particulares, além de estandes de comercialização de peças usadas e miniaturas dos primeiros modelos de automóveis.

História do fusca

O carro foi desenvolvido pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche a pedido de Adolf Hitler que queria um veículo destinado à classe operária numa época onde só existiam carros de luxo ou alto luxo. Batizado de Volkswagen, seu nome no idioma alemão significa ‘Carro do Povo’.

Lançado oficialmente em 1935, o fusca podia ser comprado por quase todos e se espalhou em mais de 150 países, nos quatro cantos do planeta. Por onde passou, tornou-se um ícone, seja como Käfer, Coccinelle, Escarabajo, Vocho, Maggiolino, Fusca, Beetle ou Bug.

No Brasil, o primeiro lote desembarcou no Porto de Santos dia 17 de novembro de 1950. Eram 30 unidades que marcaram a entrada do Volkswagen no mercado nacional. Todas as peças vinham embaladas da Alemanha e os veículos eram apenas montados no Brasil.

Produção nacional

A produção de fuscas foi o marco inicial da indústria automobilística brasileira, principalmente com a construção da fábrica em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Em 1959, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, apresentou os quatro primeiros VW Sedã não apenas montados, mas fabricados no Brasil.

Desde sua entrada no país, o simpático carrinho encantou e conquistou brasileiros destacando-se pela sua segurança, confiabilidade e economia. Ao longo de mais de trinta anos de produção, 1959-1996, o veículo tornou-se símbolo de desenvolvimento econômico. A revista Time noticiou: ‘Este carro acabou se transformando num membro da família, que, apenas por acaso, mora na garagem.’

Em 1962 o fusca já era o líder do mercado desbancando o recordista mundial de vendagem, o famoso Ford. Apesar do sucesso, sua fabricação no Brasil foi interrompida em 1986. Voltou em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco, mas em 1996 fechou de vez o seu ciclo. Para comemoração de sua última série de fabricação, foram lançados 1.500 exemplares carinhosamente chamados de ‘Fusca Ouro’. Seus proprietários têm os nomes guardados em um Livro de Ouro da VW.

Serviço

O Encontro de Carros Antigos ocorre na Praça Júlio Prestes, s/no – Luz. Entrada franca.

Da Agência Imprensa Oficial
(Fonte: www.fuscaclube.com.br/história)