Especial do D.O.: Dersa prepara liberação de cargas perigosas na Rodovia Carvalho Pinto

Funcionários de Cetesb, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária fazem treinamento para enfrentar situações de emergência com produtos de

ter, 28/09/2004 - 10h45 | Do Portal do Governo

Uma carreta trafega pela Rodovia Carvalho Pinto, transportando 20 mil litros de combustível com destino ao Vale do Paraíba. No quilômetro 73, proximidades de Jacareí, é fechada por outro caminhão e precisa reduzir bruscamente a velocidade. Um carro de passeio, a pouca distância, não consegue frear a tempo: a colisão é inevitável e acaba provocando vazamento do líquido inflamável pela pista.

O motorista do automóvel fica inconsciente, enquanto o condutor da carreta, treinado pela empresa em que trabalha, desce rapidamente e usa o dispositivo de segurança para isolar a área imediatamente. Viaturas de inspeção da Dersa e da Polícia Rodoviária, que patrulham a rodovia 24 horas, tomam conhecimento do acidente e avisam a Central de Controle Operacional (CCO) da Dersa. No mesmo instante, o Corpo de Bombeiros, a Cetesb e a Defesa Civil são comunicados do ocorrido.

Os dois operadores da Cetesb se protegem com máscaras. Enquanto um deles providencia sinalização para isolar a pista, afastando curiosos, o segundo identifica o produto como inflamável. Ao mesmo tempo é feito o atendimento ao motorista do carro de passeio, a contenção do vazamento e a liberação do trecho.

As providências são rápidas e, no fim, nenhum dano mais sério, nem mesmo para o motorista do carro de passeio.

Tudo não passou de uma simulação com o objetivo de treinar funcionários dos órgãos que atendem a ocorrências de acidentes com produtos perigosos.

Embora seja proibido transitar com esse tipo de produto pela Rodovia Carvalho Pinto, o teste é uma das exigências da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que visa, futuramente, obter a licença de circulação. Participaram da atividade cerca de 35 integrantes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e Dersa.

Segurança e tranqüilidade – “Durante a representação, anotamos quanto tempo demora um atendimento de emergência e quais as medidas a serem tomadas em cada situação. O nosso pessoal é treinado para oferecer essa assistência”, informa o engenheiro civil Sérgio Luiz Souza Lima, gerente de gestão ambiental da Dersa.

Há outras exigências da secretaria (além dessa operação) para que a Rodovia Carvalho Pinto seja liberada para o tráfego de caminhões conduzindo carga perigosa. A expectativa é que sejam cumpridas até meados do ano que vem.

Essa estrada é corredor de acesso ao Porto de São Sebastião. A possibilidade de liberação da circulação para o usuário que transporta produto perigoso chega num momento de elevação das exportações brasileiras.

As medidas estão sendo cumpridas para que a rodovia ofereça segurança e tranqüilidade aos motoristas e proteção ao meio ambiente. Por exemplo, em caso de chuva forte, o operacional dos órgãos comprometidos deve estar aparelhado para tomar medidas emergenciais. E a polícia rodoviária, treinada para reter caminhões com cargas perigosas, além de providenciar o deslocamento em comboio para o tráfego seguro.

Rodovia terá segundo simulado

Para a liberação da Carvalho Pinto ao transporte de carga perigosa, será necessária a realização de um segundo teste. O relatório do primeiro foi encaminhado à Cetesb, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, para análise. “O segundo simulado servirá para corrigir possíveis falhas ocorridas na ação de emergência e verificar se as equipes estão aptas para controlar um real acidente”, destaca o engenheiro Lima.

O chefe do departamento de tráfego da Dersa, José Fernando Bruno, aprovou a atuação das equipes. “Tecnicamente, tudo ocorreu dentro do que se esperava. Hoje, nossos profissionais estão aptos para atuar numa situação verdadeira. É uma operação conjunta, em que cada parte deve saber quais ações devem ser tomadas.”

Ligada à Secretaria dos Transportes. A Dersa foi criada em 1969 com a missão de construir a Rodovia dos Imigrantes. É uma empresa de economia mista que foi responsável também pela construção das rodovias Ayrton Senna, Bandeirantes e Carvalho Pinto. Desde 1989, opera as travessias litorâneas do Estado de São Paulo e o Porto de São Sebastião.

Artesp premia concessionárias que registraram menos acidentes

As concessionárias Autoban, Vianorte, Viaoeste e SPvias apresentaram os melhores desempenhos na redução de vítimas fatais nas rodovias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. Esse mérito rendeu-lhes o certificado Prêmio Vida, conferido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

O Prêmio Vida, instituído em junho de 2000 pela agência, pretende incentivar as 12 concessionárias do Estado a investirem em programas de redução de acidentes e no número de mortes nas rodovias. A Agência de Transporte definiu, em função dos resultados obtidos no ano passado, três metas a serem cumpridas, até dezembro, pelas administradoras. A primeira é diminuir o índice de mortes por atropelamento entre 5% e 15%, dependendo das necessidades prioritárias de cada rodovia. A segunda, é reduzir em 10% as vítimas fatais nos principais tipos de acidentes causadores de óbitos.

A última meta, única com medição anual, determina que cada concessionária identifique a quantidade de motocicletas em circulação, a tipologia dos acidentes envolvendo este tipo de veículo, as principais características do modelo e o perfil do motociclista vítima de acidente.

Morte por atropelamento é uma das preocupações relevantes da Artesp e da Secretaria dos Transportes. Há quatro anos, foram registrados 791 atropelamentos, em 2001, 758, contra 734 no ano seguinte e 692 em 2003. Comparados os períodos de 2000 e 2003, a queda foi de 12,5%, enquanto o número de mortes, nos 3,5 mil quilômetros de rodovias, reduziu em 19,8%; os feridos diminuíram 0,5%, e o número de acidentes, 3,4%.

Campanhas: investimento de 7,3 milhões

Há três anos – em razão do trabalho de conscientização desenvolvido pela Artesp – as empresas iniciaram importantes trabalhos no trânsito. Na área de saúde, foram aplicados R$ 3,2 milhões em 114 campanhas e 90.042 atendimentos. Já em educação, o investimento de R$ 4,1 milhões foi distribuído entre 116 municípios, beneficiando 1.223 escolas e 626.693 alunos.

Esse conjunto de ações e o Serviço de Ajuda ao Usuário, com quase 5 milhões de atendimentos a desde uma simples troca de pneu até a remoção de vítimas, coordenados pela agência, resultou numa contribuição direta para aumentar a segurança viária em todo trecho de rodovias operado pelas concessionárias.

Este ano, a AutoBAn – uma das administradoras do sistema – definiu um plano de metas para reduzir o número de acidentes. Uma dessas metas era evitar que em 2004 o índice de mortes ultrapassasse o registrado no ano anterior. De janeiro a junho de 2003, foram registrados 28 mortes por atropelamento ; no primeiro semestre deste ano ocorreram 22 casos com vítimas fatais. A comparação dos dois períodos indica redução de 21% dos casos, embora o atropelamento continue sendo a principal causa de morte nas rodovias gerenciadas pela concessionária.

Estado adota medidas para segurança rodoviária e redução de acidentes de trânsito

Os acidentes de trânsito já são considerados uma questão de saúde pública mundial. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,2 milhão de mortes são provocadas todo ano por acidentes de trânsito no mundo. No Brasil, morrem, a cada ano, cerca de 30 mil pessoas em decorrência desse tipo de acidente, uma média de 90 óbitos por dia. Levantamentos realizados pelos órgãos de trânsito urbano e rodoviário mostram que no Brasil, cerca de 500 mil pessoas ficam feridas gravemente, das quais 100 mil com lesões permanentes.

Para melhorar a segurança nas rodovias e reduzir o número de acidentes nas estradas e vias urbanas de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin assinou duas medidas. A primeira estabelece acordo de cooperação científica e técnica entre a Secretaria dos Transportes e o governo da França. A segunda cria, por decreto, o Conselho Estadual para a Redução de Acidentes de Trânsito.

“Os acidentes de trânsito e transportes preocupam o mundo todo e estão entre as principais causas de morte; no caso do Brasil, entre os jovens de 16 a 34 anos de idade, responde por 41% das mortes”, destacou o governador.

O conselho terá por finalidade propor medidas para a redução de acidentes e do número de vítimas fatais no trânsito urbano e rodoviário paulista. Será presidido pelo secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, e terá a participação de várias entidades da sociedade civil, além de outras secretarias de Estado.

O acordo com a França prevê a troca de informações relativas ao registro de acidentes e estatísticas; ações para reduzir acidentes; inspeção de veículos; campanhas educativas; sinalização, construção e manutenção de rodovias; evolução dos veículos de transporte e limites de velocidade; entre outras. “A França tem uma grande experiência no setor, além de tecnologia e recursos a fundo perdido, que serão de grande valia para nós”, afirmou o governador.

Para o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, esse quadro pode ser revertido por meio da participação de técnicos, educadores, órgãos públicos, sindicatos e organizações não-governamentais em programas de planejamento de transportes, educação e conscientização de motoristas e pedestres.

O embaixador da França, Jean di Gliniasty, presente à assinatura do acordo, afirmou que com as várias medidas adotadas em seu país, o número de mortes teve uma grande queda: em 2003 os casos foram reduzidos em 20% em relação ao ano anterior, enquanto o número de feridos e acidentes caiu 15%. “Estamos felizes em poder compartilhar nossas experiências com o Estado de São Paulo”, acentuou.

Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial e
Da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado