Especial do D.O.: Cursos para servidores públicos dão início a novo modelo de administração

Serão treinados até 50 mil servidores públicos que desempenham funções de atendimento direto ao cidadão

qua, 26/05/2004 - 11h02 | Do Portal do Governo

Começou segunda-feira, dia 24, o programa de formação e capacitação para os servidores públicos estaduais, com o Curso de Melhoria da Qualidade do Atendimento Prestado ao Cidadão, para disseminar diretrizes do novo modelo de atendimento, tais como ética, qualidade e acesso à informação. Com carga horária total de 16 horas, está dividido em dois dias de aula consecutivos, na Faculdade Anhembi-Morumbi (campus centro).

No primeiro dia, os alunos discutem a situação atual do atendimento ao cidadão nos serviços públicos, competências das pessoas para o trato com o público e o novo padrão de atendimento, que coloca o cidadão em primeiro lugar. No segundo, aprendem as competências para implementar o novo padrão e como organizar o trabalho e a prestação dos serviços.

Serão treinados até 50 mil servidores públicos que desempenham funções de atendimento direto ao cidadão, acolhem e prestam as primeiras informações e orientam pessoalmente o cidadão na porta de entrada, na recepção, no balcão ou no guichê de estabelecimentos públicos estaduais.

“Quem procura uma delegacia está com problemas sérios. São coisas muito ruins ou traumatizantes que acontecem, como assalto e morte na família. Eu também tenho meus problemas, como contas para pagar, mas preciso atender bem a cidadão e transmitir tranqüilidade. Acho muito importante esse treinamento para as bases da nossa sociedade: educação, saúde e segurança. Precisamos mudar nossa mentalidade. É bom saber que o Estado quer mudar”, disse a aluna Sandra Regina Cuin, escrivã de polícia de Jandira.

Mônica Aparecida dos Santos, atendente da Escola Estadual Professor Reynaldo Porchart, também falou da importância de fazer o curso: “A capacitação deve atender a todos. Vou sair com uma bagagem boa, que levarei para outras pessoas. Achei uma idéia ótima, que espero poder colocar em prática. Nós somos responsáveis por aquilo que conquistamos”.

A partir do dia 7 de junho, o programa prossegue com o Curso de Desenvolvimento Gerencial, destinado ao treinamento de 4,5 mil servidores, com a finalidade de criar uma cultura gerencial focada em resultados que contribuam para a modernização do setor público estatal.

Patrocinados pela Casa Civil, os cursos serão ministrados pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Os gerentes serão formados na sede da Fundap, em São Paulo. O curso será realizado em cinco semanas (dois dias e meio, em média, por semana), com carga horária diária de 7 ou 8 horas, totalizando 76 horas.

Ainda em junho, deverá começar o curso de informática básica, organizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Cerca de 16,7 mil pessoas participarão de cada um dos seis blocos de treinamento, totalizando aproximadamente 100 mil servidores. São 40 horas de curso sobre Windows, Word e Internet, em especial utilização de browsers para navegação, aplicativo de e-mail e aplicações básicas do governo eletrônico (e-gov) do Estado de São Paulo.

A seleção e a inscrição dos participantes são feitas pelos órgãos setoriais e subsetoriais de recursos humanos do Governo do Estado, de acordo com critérios estabelecidos pela Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH), da Casa Civil. Para saber mais, acesse www.fundap.sp.gov.br.

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)