Especial do D.O.: Curso de Libras ensina linguagem de sinais para policiais de Sorocaba

São três horas de aula sem intervalo, no período da noite, no quartel da cidade

seg, 23/08/2004 - 14h38 | Do Portal do Governo

O artigo 5º da Constituição Federal diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, e com direitos à segurança. E se houver uma pessoa que tenha necessidades especiais, como o policial vai se comunicar com ela? A pergunta feita por uma amiga do coronel João Oliveira Verlangieri, comandante do 7º Comando de Policiamento do Interior, em Sorocaba, durante seminário de biologia, despertou sua atenção para o problema. “Temos de ter acesso a essa gente que merece nossa atenção e respeito, afinal nossa cidade tem 5 mil deficientes auditivos. A idéia foi amadurecendo e pretendo preparar 190 instrutores para disseminar o conhecimento”, disse Verlangieri.

O curso, destinado a voluntários, foi baseado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tem 30 horas/aula (cinco semanas), com duas aulas de três horas por semana. O interesse foi tanto que o coronel pretende oferecê-lo para mais alunos. “É uma forma de sermos úteis. Não podemos aceitar exclusão no nosso atendimento. A primeira idéia era incentivar os policiais, mas o que eu queria mesmo era participar. Foi a melhor coisa que fiz na minha vida.” São 32 alunos de Sorocaba e de cidades próximas. Bombeiros, policiais militares, civis, ambientais, rodoviários e profissionais da polícia científica estão participando. Até um sargento de São Paulo, que está de férias, pediu para fazer parte do treinamento.

“É bom aprender para conhecer e saber se comunicar com um deficiente na rua, na escola, no ônibus e nos hospitais. Todos estão gostando. Para ficar mais divertido, trago música para eles aprenderem”, destacou a professora Eliane Signorelli Carvalho, que é pedagoga e deficiente auditiva. Ela recebe ajuda de custo da Santa Casa de Misericórdia para auxiliar nas despesas de locomoção. Verlangieri explica que a iniciativa é um projeto-piloto que poderá ser estendida para outras unidades da corporação.

“Estamos instrumentalizando o nosso pessoal para executar serviço de qualidade”. Além do curso de Libras, oito policiais da região estão estudando inglês. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento à população. Em Sorocaba, outros programas garantem a eficácia dos militares. No Hospital Regional, por exemplo, foi criada uma recepção diferenciada para vítimas de violência sexual, diminuindo o tempo de espera e ajudando na investigação. O 7º Comando está organizando também uma biblioteca com diversos títulos de interesse de todo a a corporação.

Dedicação

São três horas de aula sem intervalo, no período da noite, no quartel de Sorocaba. Mesmo depois de terem trabalhado o dia inteiro, muitos ainda fardados, não perdem um sinal da professora. Ao relembrar as aulas anteriores, se esforçam para acertar os gestos ensinados por Eliane. O coronel Verlangieri é um dos alunos mais empolgados. Sentado na primeira fila, vibra quando acerta o sinal. É fácil perceber o entusiasmo quando exibe orgulhoso sua apostila: “já aprendi muita coisa”.

Regina Maria Caramuru Moreno, médica-legista do Instituto Médico Legal de Sorocaba, acredita que, além de acrescentar no trabalho, o curso serve para integrar os policiais: “Recebemos o convite da Polícia Militar para aprender e servir melhor a comunidade, falando a mesma língua. O entendimento facilita e possibilita a justiça”. A médica explica que, normalmente, o deficiente auditivo fica nervoso quando não consegue se comunicar, dificultando a investigação policial. “A informação deles é importante para nós”, completa.

“Acho importante porque podemos encontrar pessoas com algum tipo de necessidade especial. O curso está ótimo, mas ainda temos muito coisa para aprender nas próximas semanas”, espera Sérgio Antônio Leme, policial rodoviário de Itapetininga, que viaja 80 quilômetros para participar das aulas. O primeiro-sargento Ezequiel, de Tatuí, também viaja mais de 70 quilômetros para acompanhar o ensinamento. “Além de aprendermos a linguagem dos sinais, seremos multiplicadores.”

SERVIÇO:
Mais informações sobre o Dicionário de Libras Ilustrado enviar e-mail para o endereço libras@sp.gov.br.

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial