Especial do D.O.: Criança tem programação gratuita neste fim de semana

Confira as atrações

sex, 10/10/2003 - 12h03 | Do Portal do Governo

Para festejar a Semana da Criança, vários órgãos do Governo estadual prepararam uma série de atrações para os pequeninos, o que não quer dizer que os pais também não podem aproveitar.

No Poupatempo Santo Amaro, por exemplo, amanhã, entre 10 e 13 horas, a garotada poderá ouvir a Contação de Histórias e entrar no mundo da fantasia.

Nas escolas da rede estadual, a programação inclui gincanas, apresentações de dança e música e práticas esportivas e culturais.

No CienTec, da USP, uma série de eventos das 10 às 16 horas, neste oomingo. Entre as atrações, malabaristas, palhaços, mímica, contação de história, desenho livre e estande de brinquedos.

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo programou atividades especiais para os filhos de doadores neste sábado e domingo (11 e 12), das 8 às 18 horas. Enquanto os responsáveis doam sangue, as crianças ganharão lanche e serão acompanhados por monitores voluntários que ensinarão técnicas de origami, artesanato e pintura facial.

O Parque da Água Branca é o local escolhido pelas polícias civil e militar para o evento Criança com Segurança, no domingo, das 9 às 17 horas.

Haverá exposição de carros e motos da polícia, shows de música e palhaços. A garotada ganhará brindes e poderá ser retratada pela equipe do retrato falado. Haverá também um posto de troca de armas de brinquedo por revistas e camisetas no estande do Programa de Desarmamento Infantil. Todas as atrações são gratuitas.

Escolas estaduais integram comunidade às comemorações

Gincanas, apresentações de dança e música e práticas esportivas e culturais compõem a programação das escolas da rede estadual de ensino na comemoração do Dia da Criança. A iniciativa tem como objetivo aproveitar os festejos da data para integrar a comunidade escolar por meio de atividades extracurriculares.

Na EE João Firmino de Campos, por exemplo, foi realizada uma parceria com a Associação de Tênis da região que garante uma grande festa amanhã, com a apresentação de palhaços e atividades de pintura no rosto e escultura em balões de borracha, dentro do programa Escola da Família. As ações desenvolvidas desde segunda-feira estão provocando expectativa para a festa de encerramento.

Brincadeira e diversão

A EE José Escobar, no Ipiranga, tem a questão da cidadania como enfoque principal das comemorações. Redações foram propostas aos alunos, assim como gincanas e dança, que é o carro-chefe das atividades da EE Apparecida Rahal, na zona leste da capital. Sapateado, axé, dança de rua, do ventre, flamenco, jazz, rap e rock integram a proposta de diversão da comunidade escolar programada para domingo, além de esportes para quem não curte um gingado.

Já a EE Haroldo Veloso, em Guarulhos, programou futebol masculino e feminino, campeonato de axé e palestras sobre saúde para a ocasião. Lá, as atividades se desenvolverão por toda a semana.

Poupatempo Santo Amaro convida a criançada para o mundo da fantasia

O público infantil que visitar o Poupatempo Santo Amaro amanhã (11), entre 10 e 13 horas, está convidado a participar da programação especial do Dia da Criança. A garotada poderá ouvir a Contação de histórias e entrar no mundo da fantasia. As atividades serão no espaço infantil da Biblioteca Ler é Saber.

A ação integra o programa Hora do Conto, que visa a aproximar as crianças do universo literário, com a realização periódica de sessões de leitura de histórias infantis na Biblioteca Ler é Saber do Posto Santo Amaro. A instalação recebe 300 pessoas, entre adultos e crianças, diariamente.

Com a coordenação de Ângela Pinto Matheus, cinco outras voluntárias do projeto contarão as histórias contidas nos livros como O pequenino grão de areia, de Ricardo Filho, A semente da verdade, de Patrícia Engel Secco, Estou de mal, de Beatrice Rouer & Rosy, A fininha e a fofinha, de Maju Parente e A galinha preta, de Neuza Maria Tamborlin. Além disso, a criançada poderá ouvir o conto A borboleta e o cavalo, de domínio público e autor desconhecido.

O espaço infantil da criança é formado por almofadões, fantoches, bichinhos de pelúcia, Arca de Noé com personagens de madeira e outros brinquedos. Nesse local serão criados os cenários das apresentações, a partir de tecidos, papéis, jornais e objetos de uso cotidiano. ‘Com as histórias, transmitimos carinho, educação, amizade, ética e honestidade’, disse Ângela.

Nos intervalos, haverá exibição de filmes infantis, atividades com desenhos para colorir e sorteios de 20 livros, entre temas da categoria infantil para crianças e romances adultos. Serão distribuídos brindes (sacolinhas com marcadores de livros, gibis e revistas para colorir).

SERVIÇO
O Poupatempo Santo Amaro fica na Rua Amador Bueno, 176/258. Funciona aos sábados, das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feiras, das 7 às 19 horas

CienTec promove dia de brincadeiras no Parque

Para comemorar o Dia da Criança, o Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec), da USP, promoverá uma série de eventos neste domingo (12), das 10 às 16 horas. Na programação, atrações como malabaristas, palhaços, contação de história, desenho livre e estande de brinquedos. A criançada também poderá assistir ao espetáculo de mímica Os dois e visitar as atrações do próprio Parque Cientec, como a Alameda do sistema solar e a minibacia hidrográfica. Todas as atividades serão gratuitas e monitoradas.

A Alameda do sistema solar é um espaço ao ar livre que reúne um conjunto de esculturas artísticas e ilustrativas. Representam o sistema solar, com todos os planetas, a lua, a Terra – em três períodos geológicos diferentes – e a estrutura interior do sol e da Terra.

No passeio monitorado à minibacia hidrográfica, as crianças conhecerão duas nascentes do Riacho do Ipiranga, que brotam de um trecho preservado da Mata Atlântica e alimentam o lago do Parque CienTec. O local é uma estação hidrológica em escala natural, equipada com instrumentos de monitoramento da qualidade da água para estudos do controle da poluição. Lá aprende-se a importância da pureza da água na vida cotidiana.
Programação
Contação de histórias
Das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas no prédio 8 – sala 3 –
Tangram
Das 10 às 16 horas -no prédio 14 – saguão
– O jogo tangram é um quebra-cabeça chinês, composto por sete peças com formas geométricas, com as quais é possível criar inúmeras formas.
Desenho Livre
Das 10 às 16 horas – no prédio 14 – saguão
Espetáculo de mímica Os dois
Às 11 horas – no prédio 4 – sala 1
– Intervenções teatrais
Horários: 13 horas, 13h30, 14 horas, 14h30, 15 horas e 15h30
– Apresentações de contadores de história, bonecos e malabares pelas alamedas do parque
Estandes de brinquedos
Das 10 às 16 horas nos prédios 3, 6 e 24
– Laboratório de Óptica
Sessões às 11 e 15 horas – no prédio 6 – salas 2 e 3
Atividade para 25 pessoas, inscrições no local
– Oficina mostra o princípio da fotografia através da câmara de orifício, breve introdução do processo de formação da imagem na câmara escura, registro da imagem em papel fotográfico e o processo de revelação.
Atividades ao ar livre
Alameda do sistema solar, minibacia hidrográfica, palhaço e pintura no rosto.
SERVIÇO
O Parque CienTec fica na Avenida Miguel Stéfano, 4.200 – em frente ao Zoológico

Parque da Água Branca é dos pequeninos no dia 12

A Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento realizarão domingo (12) uma grande festa em homenagem ao Dia da Criança. O evento Criança com Segurança será promovido no Parque da Água Branca, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Exposição de carros e motos das polícias Civil e Militar, shows de música, palhaços e dança são algumas das atrações. O Instituto de Criminalística e Instituto Médico Legal terão um estande para expor os núcleos de perícia, além de distribuir brindes e prestar orientações. Policiais explicarão os tipos de drogas e seus malefícios no laboratório montado no carro-escola, do Denarc.

A equipe do retrato falado estará a postos para desenhar as crianças e, no estande do Programa de Desarmamento Infantil, a meninada poderá trocar armas de brinquedo por revistas e camisetas.
O robô antibomba, o superrobocar – robô que se transforma em carro – e a apresentação do canil da PM também são destaques na programação. Todas as atividades estarão voltadas e adaptadas para as crianças, sempre com o acompanhamento de policiais. Mais informações pelo telefone (11) 3291-6685.

Pró-Sangue oferece pintura, lanche e origami para filhos de doadores

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, reservou atividades especiais para os filhos de doadores neste sábado (11) e domingo (12), das 8 às 18 horas. Na sala de recreação do Posto Clínicas, na capital, enquanto os responsáveis doam sangue, as crianças serão acompanhadas por monitores voluntários que oferecerão lanche e ensinarão técnicas de origami, artesanato e pintura facial.

O médico Alfredo Mendrone Júnior, chefe da divisão de medicina transfusional da Pró-Sangue, elogia a iniciativa. “É a oportunidade de os adultos mostrarem aos pequeninos a importância da solidariedade, levando-os, desde cedo, a encararem a doação sem medo, e assim, quando crescerem, poderão praticá-la espontânea e naturalmente’, conclui.

O Posto Clínicas fica na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – 1º andar, a 200 metros do Metrô Clínicas. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas.
O estacionamento é grátis para doadores e fica localizado no subterrâneo da Estapar – Garagem Clínicas, na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar. A Fundação Pró-Sangue informa que doações podem ser agendadas pela Internet ou por telefone.

SERVIÇO
Fundação Pró-Sangue – www.prosangue.sp.gov.br
Correio eletrônico – imprensa@prosangue.sp.gov.br
Telefone 0800-55-0300

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)