Especial do D.O.: Cresce índice de satisfação com o programa de concessão rodoviária

Avaliação nos 12 trechos de concessão variou de 7,2 a 8 numa escala de 1 a 10

qui, 05/02/2004 - 10h43 | Do Portal do Governo

Os usuários das rodovias concedidas à iniciativa privada estão satisfeitos com o Programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo. Esse é o principal resultado da 7ª pesquisa de satisfação realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), da USP, a pedido da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). O índice de aprovação foi de 90%, contra 87% da quarta medição, em junho de 2002, e 76% na anterior, em dezembro de 2001.

‘O resultado é altamente satisfatório e nos dá a certeza de que estamos trabalhando no caminho certo para não apenas manter, mas elevar a qualidade da infra-estrutura de transporte no Estado’, afirma o diretor-geral da Artesp, Silvio Augusto Minciotti. A nota de avaliação entre os 12 trechos de concessão variou entre 7,2 e 8 em uma escala de 1 a 10.

Levantamento ouviu quase 5 mil usuários

A pesquisa, realizada entre 29 de setembro e 4 de novembro do ano passado, ouviu 4,8 mil usuários (72,7% automóvel, 10,9% ônibus e 16,4% caminhão) em todos os trechos de concessão, num total de 3,5 mil quilômetros de rodovias. Entre os aspectos importantes apontados pelos motoristas estão, em primeiro lugar, a segurança viária, seguido do estado de conservação das estradas, sinalização, obras de ampliação, infra-estrutura de operação e comunicação com os usuários e comunidade.

Desde o início do programa de concessões, em março de 1998, as 12 empresas investiram R$ 4,8 bilhões em obras de ampliação, que proporcionam melhor segurança viária, principal preocupação dos entrevistados. Na conservação de rotina, o montante foi de R$ 588 milhões, enquanto que as áreas de sinalização, operação e comunicação receberam investimento de R$ 1,8 bilhão.

A operação rodoviária já realizou 4,4 milhões de atendimentos aos usuários. São ocorrências que vão de simples trocas de pneu até a remoção de vítimas de acidentes. De acordo com a pesquisa, 52,9% dos entrevistados disseram já ter utilizado o serviço. Desse total, 59,9% acionaram o socorro mecânico, e 21,8% o telefone 0800 da concessionária. Esse serviço obteve avaliação média 8,2.

Da Assessoria de Imprensa da Artesp
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)