Especial do D.O.: Corpo de Bombeiros passa a ter mais 376 soldados

Cerimônia de formatura é nesta sexta-feira, dia 27

sex, 27/12/2002 - 10h05 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 10 horas, será realizada a formatura do maior número de bombeiros (376 soldados) treinados no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (Ceib), em Franco da Rocha. O secretário de Estado da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, coronel Wagner Ferrari, participarão da cerimônia.

Haverá demonstração da atuação dos bombeiros no combate a incêndio e ações de salvamento. As duas equipes que participam da simulação usarão equipamentos de proteção – capa, capacete e máscara de ar respirável. Dezenas de bombeiros descerão do alto da torre até o pátio por meio de rappel e tirolesa coordenadamente, para mostrar os trabalhos em altura.

Os integrantes foram selecionados em concurso público, com 5,2 mil inscritos e 13,8 candidatos/vaga. Os aprovados inauguraram a Escola de Bombeiros do Estado de São Paulo, em Franco da Rocha, que tem infra-estrutura completa, sendo considerada a maior escola de bombeiros da América Latina.

Treinamentos no Ceib

Nesse complexo, os novos soldados foram treinados com conhecimentos básicos e específicos durante um ano. Na fase básica, tiveram aulas de tiro, ordem unida (marcha), Direito Penal, Constitucional, direitos humanos, entre outras. Na específica, aprenderam técnicas de salvamento terrestre, em altura, combate a incêndio, primeiros socorros.

A turma, que leva o nome do coronel da reserva Walter Schmidt, reforçará o contingente da capital, interior, Grande São Paulo e litoral do Estado.

O Ceib está sendo ampliado e terá área construída de 51 mil m2. Atualmente tem capacidade para abrigar 450 pessoas. Assim que as obras forem finalizadas atenderá a 900 alunos, dispondo de refeitório, pista de incêndio, torres de salvamento em altura, piscina adaptada para treinamentos de salvamento aquático e mergulho, biblioteca, salas de aula, pórtico, viaturas de incêndio, salvamento e resgate e outros equipamentos direcionados ao treinamento dos bombeiros.

Serviço:
O Ceib fica na Estrada do Governo, SP-23, km 46,5 – Vila Industrial Franco da Rocha-SP

Da Agência Imprensa Oficial e
Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Estado

R.K.