Especial do D.O.: Cope e Infraero lançam nova campanha contra a fome

Iniciativa busca arrecadar 200 toneladas de alimentos para beneficiar 100 mil pessoas no Estado de São Paulo

qui, 07/11/2002 - 11h08 | Do Portal do Governo

O Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida (Cope) e a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) lançam nesta quinta-feira, 7 de novembro, a campanha O Cope nas Asas da Solidariedade, que se realiza simultaneamente em 29 dos principais aeroportos administrados pela empresa. O objetivo da campanha é chamar a atenção do público que utiliza os aeroportos brasileiros para a luta contra a fome e a miséria, um problema nacional e que depende do esforço conjunto de governo, sociedade civil e empresários, para que se possam diminuir os índices dos excluídos em todo o Brasil.

A mobilização contará com a participação dos Copes estaduais, que desenvolvem trabalhos específicos nas regiões onde atuam com a finalidade de despertar o interesse para a prática do voluntariado. As pessoas interessadas podem fazer doações ou até participar dos projetos como voluntários. ‘O problema da fome só pode ser resolvido com a disseminação da solidariedade, que impulsionará a participação de diversos segmentos sociais’, diz Jairo de Oliveira Sérgio, secretário executivo do Cope-SP.

Comida para todos

Há nove anos o Cope desenvolve projetos, em parceria com mais de 700 organizações públicas e privadas, para a diminuição da miséria e da fome.

Criado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, o Cope vem ao longo desses anos somando esforços e mobilizando suas entidades associadas para a realização de ações integradas.
Exemplo é a campanha nacional Natal Pela Vida. Sob o slogan ‘Solidariedade preencha este vazio’, a campanha foi lançada no dia 30 de outubro em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) para arrecadar alimentos que serão doados às famílias carentes. Em São Paulo, os postos de arrecadação estão centralizados nas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Novos postos serão abertos e a população obterá informações pelo telefone (11) 3311-1089. Essa campanha pretende arrecadar 200 toneladas de alimentos, o dobro do resultado do ano passado, para poder beneficiar cerca de 100 mil pessoas somente no Estado de São Paulo.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho