Especial do D.O.: Conheça as novidades da Imprensa Oficial para a 18ª Bienal do Livro

Evento começa na quinta-feira, dia 15, no Centro de Convenções Imigrantes

ter, 13/04/2004 - 9h29 | Do Portal do Governo

O lançamento dos primeiros volumes da coleção Aplauso, coordenada por Rubens Ewald Filho, os livros editados em parceria com Ongs e a nova edição do famoso Dicionário de Política, de Norberto Bobbio, estão entre as novidades da Imprensa Oficial do Estado na 18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa na quinta-feira, dia 15, e termina dia 25 deste mês, no Centro de Convenções Imigrantes. A parceria com editoras universitárias garante, mais uma vez, importantes lançamentos, a presença de grandes autores e atrações especiais no maior estande da bienal, com 932 metros quadrados.

Nesta edição, além da participação da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), a festa do livro terá as publicações de todas as imprensas oficiais do Brasil, representadas pela Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (Abio).Como ocorreu em bienais anteriores, o estande da Imprensa e Abeu deverá atrair grande número de visitantes e movimentar a feira.

Ali estarão à disposição do público a produção das 21 principais editoras universitárias do País: Edusp (Universidade de São Paulo), a UnB (Universidade de Brasília), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Editora da Unicamp, Unesp (Universidade Estadual Paulista), Edusc (Universidade Sagrado Coração), EDUFC (Universidade Federal do Paraná), EDUFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Eduel (Universidade de Londrina) e outras. A Secretaria da Cultura também ocupará uma área do mesmo estande, localizado nas avenidas 2 e 3 (travessas O, P e Q), promovendo apresentações diárias de contadores de histórias, quarteto musical e o tótem multimídia.

Lançamentos

O destaque da Imprensa Oficial será o lançamento dos primeiros volumes da coleção Aplauso, que resgata histórias profissionais e pessoais de renomados atores e diretores de teatro, televisão e cinema, coordenada pelo crítico e comentarista Rubens Ewald Filho. Irene Ravache, Ruth de Souza e Anselmo Duarte contam suas vidas nos primeiros volumes.

São Paulo: Metrópole (Imprensa e Edusp), Argonautas do Mangue (com Unicamp), Arquitetura em Madeira (com Editora da Universidade Estadual de Londrina), Guia dos Arquivos das Santas Casas de Misericórdia do Brasil (volume 1), parceria com o Centro de Documentação e Informação Científica da PUC, e A Casa, de Jorge Marão Carnielo Miguel, editado com a Editora da Universidade Estadual de Londrina, são obras que poderão ser conferidas durante o evento.

Está de volta, ainda, o sucesso editorial Dicionário de Política, parceria com a Universidade de Brasília (UnB), de Norberto Bobbio, esgotado nas primeiras edições, que agora vem acompanhado por um CD. Com explicações e interpretações simples dos principais conceitos do universo do discurso político, o dicionário será lançado em dois volumes: volume 1, com 680 páginas e volume 2, com 264 páginas.

Parceria promove transparência

A bienal marcará o lançamento do projeto Imprensa Social, destinado à publicação de livros realizados em parceria com Ongs para dar visibilidade a trabalhos ligados às áreas de educação, saúde, comportamento, meio ambiente e minorias. Órgãos e associações como Unesco, Agência de Notícias dos Direitos da Criança, Geledés Instituto da Mulher Negra e Ação Educativa, entre outros, participam da iniciativa.

Nesta safra chegarão ao mercado obras como A Violência Silenciosa do Incesto, da Clínica Psicanalítica da Violência; Saúde Nutrição e Cultura, com a Associação Terra Indígena; A Escola Sustentável, com o Instituto de Permacultura e Ecocivilismo do Cerrado (Ipec); Aprendendo Português nas Escolas do Xingu, com Associação Terra Indígena e Instituto Socioambiental; Espelho Infiel, com Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e Geledés; Pela Lente do Amor, parceria com a Ashoka Empreendedores Sociais e Lua Nova.

Diversidade de títulos

Os últimos lançamentos da Imprensa Oficial, editados em parceria com universidades e organizações, estarão expostos no estande. Para conferir, excelentes opções como Caixa Modernista, Ooó do Vovô, Páginas de Resistência, A Imprensa Confiscada pelo Deops, Aqui Dentro/Páginas de uma Memória: Carandiru, Dicionário de Política, Dicionário de Percussão, Igrejas Paulistas: Barroco e Rococó, A Origem do Nome dos Municípios Paulistas, Ao Encontro da Lei – O Novo Código Civil ao Alcance de Todos, Gilberto Freyre – China Tropical, Americanidade e Latinidade da América Latina e Outros Textos Afins, Palavras Repatriadas e Três Histórias Mais ou Menos Inventadas e muitos outros títulos.

A série de sucesso Contos da Meia Noite, parceria da Imprensa Oficial com a TV Cultura, sai da tela da tevê e chega à bienal. Os programas de cinco minutos apresentando grandes nomes da nossa literatura, com atores famosos serão apresentados em vários horários para o público no estande da Imprensa Oficial do Estado.

Salão de idéias

O livro Ooó do Vovô, editado pela Imprensa Oficial e Edusp, será destaque no Salão de idéias no dia 19/4, auditório 5, na palestra sobre O Vírus da Leitura, que terá a participação de José Mindlin e Vera Tess, uma das netas não biológicas, mas de coração, de Guimarães Rosa, que recebia cartões coloridos e mensagens carinhosas do avô. A mágica relação do escritor com as netas e seu universo literário garantem informações que possibilitam às pessoas conhecerem melhor a vida e a obra de Guimarães Rosa.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)