Especial do D.O.: Concurso premia inovação tecnológica e pesquisa científica

Prêmio Governador do Estado estimula a capacidade criativa e divulga a tecnologia gerada no País

qui, 14/11/2002 - 10h31 | Do Portal do Governo

Com o intuito de estimular a capacidade criativa, enaltecer o esforço da pesquisa e divulgar a tecnologia gerada no País, visando à incorporação dos inventos no mercado, é realizado o 28º concurso nacional Prêmio Governador do Estado – Invento Brasileiro. A relação dos premiados está publicada no Diário Oficial do Estado, edição do último dia 12, na página 18, Seção I, Poder Executivo.

A iniciativa é do Serviço Estadual de Assistência aos Inventores (Sedai), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado. A comissão julgadora relacionou três invenções consideradas de maior mérito. Os três vencedores dividirão a recompensa de R$ 22 mil. A equipe também atribui menções honrosas a 13 participantes.

Os ganhadores são pessoas físicas e jurídicas residentes no País, representantes dos mais diversos segmentos da ciência e inovação tecnológica do Brasil.

Apoio do Sedai

O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Altenfender, enfatiza o esforço do Sedai ao apoiar o inventor isolado, pequenas e microempresas e pesquisadores para a obtenção do diploma legal de propriedade industrial. ‘O Prêmio Governador do Estado é a maior láurea concedida na área de propriedade intelectual brasileira. O concurso contribui para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da sociedade.’

A atuação do Sedai começou em 1965, com a realização do 1º Concurso Nacional do Invento Brasileiro e instituição do Prêmio Governador do Estado, a fim de destacar os vencedores do evento. Após dez anos, os objetivos e a amplitude do regulamento foram reestruturados. A partir de então a seleção passou a ser anual.

Viviane Santos
Da Agência Imprensa Oficial

R.K.