Especial do D.O.: Complexo do Carandiru conta nova história a partir do dia 21

Com investimento inicial de R$ 7 mihões, Governo inaugura núcleo esportivo do Parque da Juventude

qui, 11/09/2003 - 9h49 | Do Portal do Governo

A partir da segunda quinzena deste mês, os moradores da zona norte da Capital vão poder contar com um novo espaço de lazer e esportes, no mesmo lugar onde antes estava encravada a Casa de Detenção do Carandiru. Será aberto ao público, no dia 21, o núcleo esportivo, considerado a primeira etapa do Parque da Juventude.

Em uma área de 35 mil metros quadrados estão agora instaladas dez quadras poliesportivas, pista de skate, ampla área de descanso, além de lanchonete, vestiários completos e estacionamento. Ao todo, o Parque da Juventude – que já está sendo chamado de Ibirapuera da zona norte – terá ainda mais dois núcleos, a serem inaugurados até o final de 2005: o Central, para atividades contemplativas e equipado com uma concha acústica; e o Institucional, onde serão ministrados cursos profissionalizantes gratuitos para os jovens.

Instalado na área do Complexo do Carandiru antes ocupada pelos pavilhões 6, 8 e 9 (demolidos em dezembro do ano passado), o núcleo esportivo do novo Parque da Juventude tem entrada pela avenida Zaki Narchi, na altura do número 1.300, e já transformou a paisagem do bairro. Para essa primeira fase, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 7 milhões na construção das quadras para a prática de futebol de salão, basquete, handebol, vôlei e tênis, além de pista de skate, vestiários com banheiros e duchas, lanchonete, marquise, bancos, mesas, bebedouros adaptados para pessoas portadoras de deficiência física e paisagismo.

Dia e noite

A Secretaria Estadual da Juventude, Esportes e Lazer está firmando um convênio com a organização não governamental Associação da Cidadania Infantil para realização de atividades físicas e esportivas destinadas a crianças e adolescentes. “De nada adianta inaugurar um complexo esportivo como este sem ocupá-lo integralmente”, diz Ana Patrícia Carletto, coordenadora de programas esportivos para a juventude, da secretaria estadual.

As atividades podem ser desenvolvidas inclusive durante a noite, já que todas as quadras poliesportivas do parque estão equipadas com iluminação. O parque também está preparado para evitar possíveis atos de depredação. “Os vestiários contam com equipamentos anti-vandalismo e equipes de vigilância e limpeza vão estar sempre em atividade”.

Público heterogêneo

Para a coordenadora de programas esportivos da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, o público que freqüentará o núcleo esportivo do Parque da Juventude deve ser bastante heterogêneo. “O parque está localizado numa região onde residem pessoas de classes sociais variadas, do Jardim São Paulo ao conjunto habitacional Cingapura. Além disso, está bem próximo das estações da linha Norte-Sul do Metrô, devendo atrair pessoas de outros bairros da cidade”, acredita Ana Patrícia.

Os mais velhos também têm vez no núcleo esportivo Parque da Juventude. Várias mesinhas apropriadas para jogos de gamão, xadrez e dama estão à disposição, nas imediações da lanchonete. “Basta apenas trazer as peças dos jogos e começar a divertir-se com os amigos”, conta Ana Patrícia Carletto. O núcleo esportivo conta ainda com quinze mil metros quadrados de floresta nativa, com diversas espécies típicas da fauna e da flora da Mata Atlântica, que foram preservadas mesmo depois da desativação das penitenciárias do Carandiru.

Um pólo para formar cidadãos trabalhadores

Quando estiver totalmente construído, o complexo do Parque da Juventude terá três os núcleos interligados entre si. Juntos, os núcleos Esportivo, Central e Institucional ocuparão uma área de mais de 300 mil metros quadrados, dentro do antigo sistema penitenciário.

É a transformação de uma área antes destinada à tentativa de correção de conduta de milhares de detentos em um pólo cultural que investirá na preparação de jovens em futuros cidadãos trabalhadores, para garantir qualidade de vida e diminuição da violência na Capital.

Os dois núcleos que completarão o Parque da Juventude, devem ser entregues nos próximos dois anos. O núcleo Central, previsto para ser inaugurado até fevereiro de 2004, será voltado para a contemplação e lazer dos visitantes. Para tanto, além de uma ampla área de vegetação, o núcleo terá gramados, passeios, ciclovias, lago com piscicultura ornamental e um anfiteatro para atividades culturais e artísticas ao ar livre.

No núcleo Central também vão permanecer os edifícios tombados pelo patrimônio histórico do Estado, um deles projetado por Ramos de Azevedo para uso administrativo da Casa de Detenção do Carandiru.

Formação profissional

A terceira fase do Parque da Juventude, o núcleo Institucional, certamente será a mais onerosa e complexa, por isso deverá ser concluída apenas no final de 2005. Nesse núcleo, quatro prédios do antigo presídio serão preservados para abrigar um centro cultural, um centro de tecnologia da informação e inclusão digital, um centro de excelência do terceiro setor e uma escola de formação profissional. Essa escola será a unidade de ensino da zona norte do Centro Tecnológico Paula Souza.

Instalada no prédio 7 do presídio, a escola pretende formar gratuitamente jovens especialistas em diversas áreas da tecnologia. Equipada com modernos laboratórios, a nova unidade do Paula Souza vai manter um estreito relacionamento com diversas empresas da região metropolitana para garantir a formação profissional de alunos e facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho.

Afonso Capelas
Especial para a Agência Imprensa Oficial

(AM)