Especial do D.O.: Codasp recupera estradas danificadas na região do Alto Ribeira

Com experiência na recuperação de estradas rurais, a companhia vistoriou 70 km de vias vicinais

ter, 17/02/2004 - 12h19 | Do Portal do Governo

Para minimizar os estragos provocados pelos deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas na região do Alto Ribeira, a Defesa Civil contou com a colaboração da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp). Com experiência na recuperação de estradas rurais, a companhia vistoriou 70 km de vias vicinais, removeu barreiras que impediam o tráfego, reparou estradas e restabeleceu o aterro de cabeceiras de pontes.

O município de São Miguel Arcanjo chegou a registrar índice de 110 mm em 8 horas de chuvas – a média no Estado é de 1,3 mil mm durante o ano. A Codasp restaurou o aterro das cabeceiras da ponte sobre o ribeirão Guarupu, que liga São Miguel Arcanjo ao bairro do Turvinho, liberando o tráfego para a comunidade e usuários do trecho.

A cabeceira da ponte da estrada vicinal que une São Miguel Arcanjo a Itapetininga também foi recuperada. A medida liberou o acesso aos bairros Santa Cruz, Machado, Brejaúva, Rincão, Colina e Lavrinha dos Soares, permitindo a entrada para Itapetininga por terra.
Ainda, no município, a companhia restabeleceu cerca de um quilômetro crítico da Estrada do Turvinho, possibilitando o escoamento da safra, principalmente da uva e da batata.

População isolada

Em Ribeirão Grande houve queda de quatro grandes barreiras, em trechos da estrada rural de 12 km, que liga o município ao bairro de Barro Branco, cuja população ficou isolada. Os obstáculos estão sendo removidas. Foram retirados 3,5 mil metros cúbicos de terra, mas faltam, ainda, 1,2 mil metros cúbicos. Outra agravante foi o deslizamento do leito da estrada. Técnicos e engenheiros da Codasp trabalham em ritmo acelerado para restabelecer o acesso ao Barro Branco.

Ainda, no município, houve rompimento de tubulações de águas pluviais, que provocaram erosões em estradas dos bairros de Queiroz, Lagoa, Boituva e Valdir Mariano. Há aproximadamente 10 km de trechos críticos, que também serão reparados pela companhia.

Quedas de barreiras

As chuvas provocaram deslizamentos e quedas de barreiras na serra que liga os municípios de Apiaí e Iporanga, interrompendo total e parcialmente trechos da estrada situada no Parque Estadual Turístico do Alto Riberia. As barreiras foram removidas, mas a Codasp mantém no local uma pá carregadeira e um caminhão basculante, em razão da possibilidade de continuidade das chuvas, que podem provocar novos deslizamentos.

Na Serra da Macaca foram retiradas 16 das 22 barreiras que deslizaram sobre a estrada de terra que corta o Parque Carlos Botelho. Porém, o tráfego da parte correspondente à serra, que é de 33,3 km, foi restabelecido. Foram removidos 2,2 mil metros cúbicos de terra, o equivalente a 440 viagens de caminhões basculantes de 5 metros cúbicos de capacidade. Ainda serão retirados da estrada outros 2 mil metros cúbicos de terra.

A Codasp

Vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) nasceu como órgão regulador dos preços de mercado e é referência em padrão de qualidade dos serviços de motomecanização. Em 1997 iniciou nova fase como prestadora de serviços. Criou os programas Água Limpa, que garante água de qualidade em quantidade suficiente para atender às necessidades da população e desenvolver a agricultura; De Olho no Peixe, direcionado para o desenvolvimento da piscicultura; e o Melhor Caminho, de conservação e recuperação de estradas rurais.

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)