Especial do D.O.: Cetesb indica qualidade do ar em dez painéis da cidade

Serão utilizados relógios já instalados, que possuem painel gráfico inteligente de alta intensidade luminosa

qui, 30/01/2003 - 10h01 | Do Portal do Governo

Os índices de qualidade do ar elaborados diariamente pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) voltam a ser divulgados por meio de relógios instalados nas grandes avenidas, em São Paulo. Para isso, a Cetesb estabeleceu uma parceria com a empresa Publicrono, que desde 1998 administra os aparelhos.

Atualmente, eles informam apenas a hora e a temperatura, mas, no início de fevereiro, deverão divulgar também os índices de qualidade do ar na cidade.

Serão utilizados os relógios já instalados, que possuem um painel gráfico inteligente de alta intensidade luminosa, visível mesmo durante o dia. O painel é controlado por um microprocessador conectado por linha telefônica à central instalada na sede da Publicrono.

A empresa receberá, pela internet, as informações a respeito da qualidade do ar diretamente dos computadores da Cetesb. Esses dados, depois de formatados automaticamente, serão enviados, sem interferência humana, aos painéis.

Dinamismo

Inicialmente, o sistema terá dez painéis instalados em pontos estratégicos da cidade, informando a qualidade do ar em todas as regiões medidas pela agência ambiental na Capital paulista. As informações da qualidade do ar poderão ser alteradas de forma dinâmica, permitindo, a qualquer instante, informar e orientar a população sobre os cuidados a serem tomados em episódios críticos.

Os dois primeiros relógios estão funcionando: na Avenida Dr. Chucri Zaidan com Baltazar Fernandes e outro na Avenida Pedro Álvares Cabral em frente ao Parque do Ibirapuera.

Os outros oito serão instalados nas avenidas Paulista, em frente ao Masp, Washington Luís, em frente ao Aeroporto de Congonhas, e nos cruzamentos das avenidas Rebouças com Dr. Arnaldo, Avenida dos Bandeirantes com Rua Conceição de Monte Alegre, Avenida Juscelino Kubitscheck com Rua João Cachoeira,Via Leste-Oeste com Viaduto 14 de Julho (saída do Minhocão para Radial Leste), Avenida 9 de Julho com Rua Bandeira Paulista e Rua Xavier de Toledo com a Praça Ramos de Azevedo (em frente ao Teatro Municipal).

Estações medidoras

A Cetesb tem 29 estações medidoras espalhadas pela Grande São Paulo, Cubatão, Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Paulínia. Esta rede, ligada a uma central de computadores por via telefônica, registra ininterruptamente as concentrações dos poluentes na atmosfera. Esses dados são processados com base nas médias estabelecidas por padrões legais e nas previsões meteorológicas, que indicam as condições para a dispersão dos poluentes.

Eles ficam disponíveis em forma de boletins, que apresentam a média registrada nas últimas 24 horas e são divulgados diariamente pela internet e pela imprensa. Com base nessas informações é possível determinar as ações previstas na legislação ambiental, quando os padrões de qualidade do ar forem ultrapassados e apresentarem níveis prejudiciais à saúde pública.

Lúcia Alamino
Da Agência Imprensa Oficial
e Secretaria de Estado do Meio Ambiente