Especial do D.O.: Cesp recebe prêmio internacional na Colômbia

Companhia recebeu o prêmio por experiência de automação digital da Usina Hidrelétrica Paraibuna

qua, 08/10/2003 - 13h26 | Do Portal do Governo

A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) foi premiada internacionalmente pela experiência de automação digital da Usina Hidrelétrica Paraibuna. O trabalho mostrou detalhes importantes que devem ser seguidos nas etapas de criação de um sistema de supervisão e controle digital.

O prêmio de melhor trabalho, entre os 21 selecionados, foi concedido pelo Comitê Organizador do Seminário Internacional de Manutenção e Serviços Associados em Sistemas Elétricos (Simse), promovido pela Comisión de Integración Energética Regional (Cier) 2003, na Colombia.

O diretor de geração da companhia, Silvio Roberto Areco Gomes, explica que o reconhecimento maior não foi o resultado, mas sim o processo de instalação do sistema.

‘A usina não pode parar de funcionar. Enquanto estamos criando a automação, nada pode dar errado e nem perturbar a usina. Tem de ser feito com competência e criatividade. Esse é o segredo.’

América do Sul

Além disso, o processo automatizado digitalmente é mais refinado e preciso, tanto na qualidade quanto na quantidade, o que acaba gerando economia. ‘Com a automação digital passamos da época em que precisávamos de uma pessoa apenas para apertar os botões de controle, para outra em que o computador controla tudo sozinho. Assim podemos utilizar as pessoas para outros trabalhos e executar outras funções ao mesmo tempo.’

O Simse foi realizado no período de 10 a 13 agosto, em Cartagena, na Colômbia, com a participação de todos os países da América do Sul e dos Estados Unidos, Espanha, França e Cuba.

O Cier é uma organização internacional integrada por 200 empresas elétricas da América do Sul para desenvolver atividades de cooperação técnica entre elas e para promover a integração do setor elétrico da América do Sul.

Andréa Barros
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)