Especial do D.O.: Cepam amplia projeto de inclusão digital nas bibliotecas públicas

Projeto-piloto teve a participação de 10 bibliotecas públicas da região metropolitana

ter, 06/01/2004 - 10h39 | Do Portal do Governo

O projeto de inclusão digital Bibliotecacidade – A Internet como Instrumento de Otimização dos Serviços na Biblioteca Municipal, desenvolvido ao longo do ano, ampliará sua rede de informações. O projeto-piloto teve a participação de 10 bibliotecas públicas da região metropolitana de São Paulo. Agora, outras estão aderindo ao programa, resultado da parceria entre o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), a Escola de Comunicações e Artes da USP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O Cepam e o programa Acessa São Paulo estão estudando a possibilidade de um convênio para treinar bibliotecários a utilizarem a internet como fonte de pesquisa. Segundo a coordenadora do programa Sílvia Salgado, os infocentros do Acessa São Paulo têm boa aceitação nas bibliotecas públicas.

O Bibliotecacidade tem por objetivo elaborar diretrizes e metodologias para o uso da internet pelas bibliotecas municipais, de forma a ampliar sua atuação e a prestação de serviços aos usuários.

O portal www.seade.gov.br/bibliocidade/index.htm conecta bibliotecas públicas municipais do Estado à rede mundial de computadores. Com isso amplia o espaço público de acesso ao conhecimento, cultura, lazer e democratização da informação.
O site traz, ainda, um guia de assuntos mais procurados, detectados pelas próprias bibliotecas. Há também uma lista com mais de 400 endereços disponíveis aos usuários, bibliotecários e municípios que mantêm as bibliotecas públicas.

Da Assessoria de Imprensa do Cepam
Da Agência Imprensa Oficial