Especial do D.O.: Centrinho de Bauru completa 36 anos como unidade de referência

Todos os atendimentos são gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde

qua, 25/06/2003 - 9h30 | Do Portal do Governo

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru, vinculado à Universidade de São Paulo, completou, ontem, dia 24, 36 anos. Conhecido como Centrinho, a instituição tornou-se centro mundial de referência, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em sua atividade principal, cirurgia e reabilitação de pessoas que nascem com fissura labiopalatal, conhecida popularmente como lábio leporino. Também cuida de deficientes visuais e auditivos. Todos os atendimentos são gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)

O superintendente José Alberto de Souza Freitas, o Tio Gastão, no comando do hospital desde sua fundação, ressalta que a emoção de acolher pacientes renova-se a cada aniversário. “No Centrinho, todos são iguais, independentemente de raça ou classe social.” Ele destaca ainda o empenho dos quase mil funcionários em prestar serviço a pessoas provenientes de várias cidades do Estado, do País e até do exterior.

Os arquivos do Centrinho registravam até o ano passado 36,7 mil pacientes cadastrados com malformação craniofacial (incluída a fissura de lábio), 18,5 mil com distúrbios auditivos e 1,4 mil com outras deficiências. Os números vêm desde a fundação, porque o tratamento de fissuras e de deficiência auditiva exigem longo acompanhamento. No primeiro caso, há pacientes que retornam ao hospital por até vinte anos.

A preocupação maior de Tio Gastão, atualmente, é a conclusão da nova unidade de 11 andares e 200 leitos. O prédio está erguido, mas falta acabamento interno. “Estamos em busca de parceiros dentro e fora da área governamental para conseguir recursos e realizar o sonho de ampliação.”

SERVIÇO

Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, de Bauru. O atendimento deve ser marcado com antecedência.
Fone: (14) 235-8000
Fax: (14) 234-7818
Endereço eletrônico: www.centrinho.usp.br
Ouvidoria: 0800-101988 (ouvidoria@centrinho.usp.br)

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)