Especial do D.O.: CBL premia Expedição Vaga-lume e Sérgio Kobayashi na XI Bienal

Título 'Amigo do Livro' de 2003 será concedido na 45ª edição do Prêmio Jabuti, no Rio de Janeiro

qua, 14/05/2003 - 11h07 | Do Portal do Governo

O jornalista Sérgio Kobayashi, ex-presidente da Imprensa Oficial, e o Projeto Expedição Vaga-lume serão premiados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) com o título ‘Amigo do Livro’ de 2003. A homenagem será no próximo domingo, dia 18, na 45ª edição do Prêmio Jabuti, durante a XI Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro.

Durante os oito anos em que presidiu a Imprensa Oficial, Kobayashi, (atual diretor-executivo da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE) caracterizou-se por incentivar ações e políticas na área editorial. As iniciativas foram evidenciadas em eventos como as feiras de livros organizadas no Estado (Circuito Paulista do Livro) e pelas edições em co-parceria com editoras das universidades públicas brasileiras.

O Projeto Expedição Vaga-lume foi outro premiado com o título ‘Amigo do Livro’. O trabalho implantou bibliotecas infantis e capacitou professores da rede pública para serem incentivadores da leitura na Amazônia. O grupo visa ao desenvolvimento de comunidades rurais do norte brasileiro e é dirigido pelas fundadoras da associação, Lais Fleury, Maria Teresa Junqueira e Sylvia Guimarães.

Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti, organizado desde 1959 pela CBL, é considerado o mais importante da literatura brasileira. Reflete o reconhecimento da entidade pela atuação em favor da promoção e difusão da cultura, além de uma influência efetiva no desenvolvimento do hábito de leitura. Mobiliza editores, autores, gráficas, tradutores, capistas, ilustradores, produtores editoriais, livreiros e a mídia.

Entre as personalidades agraciadas com o título estão o apresentador Jô Soares, os escritores Antônio Cândido, Tatiana Belinky e o bibliófilo José Mindlin.

No concurso de 2003 foram inscritas 2.016 obras, recorde na história do prêmio, divididas por 16 categorias. Os livros são avaliados por um júri independente. Na primeira etapa da seleção, os jurados classificam dez obras em cada categoria. Posteriormente, são escolhidos os três finalistas e, depois, o vencedor.

Os primeiros colocados recebem mil reais. Os finalistas concorrem também à categoria ‘Livro do Ano’ nas áreas de ficção e não-ficção, eleitos pelos associados da CBL e de outras entidades do setor. Os vencedores são contemplados com R$ 15 mil cada um.

SERVIÇO
A homenagem será dia 18, às 17 horas, no Auditório Otto Lara Resende, durante a 45ª edição do Prêmio Jabuti, na XI Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da CBL

(AM)