Especial do D.O.: Cartilha orienta mulher vítima de violência

Publicação é resultado de trabalho feito pelo Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP

seg, 27/01/2003 - 9h13 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) está distribuindo a médicos e enfermeiros de hospitais e unidades básicas de Saúde da cidade de São Paulo a cartilha ‘O que devem saber os profissionais de saúde para promover os direitos e a saúde das mulheres em situação de violência doméstica’.

A publicação é resultado de trabalho feito pelo Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e da organização não-governamental Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, sob coordenação da professora Lilia Schraiber e da pesquisadora Ana Flávia d’Oliveira.

O objetivo é orientar o profissional de Saúde a lidar com casos de mulheres que enfrentam situações de violência em casa, melhorando a assistência prestada.

A cartilha, de 36 páginas, é dividida em 13 capítulos, que abordam os direitos humanos das mulheres, que são as vítimas, e o compromisso do Estado. Foram impressos cinco mil volumes.

Guia de serviços

A parceria entre a FMUSP e a ONG existe desde 1994. Dessa ação conjunta, surgiram ao longo dos anos outros tipos de trabalho, como cursos, palestras e um guia de serviços com informações sobre violência doméstica contra as mulheres.

Este último está esgotado mas pode ser acessado pela internet no site www.mulheres.org.br, em duas versões: para profissionais que lidam diretamente com situações de violência e para usuárias. Inclui também relação dos serviços especializados, como assistência policial, jurídica, psicossocial e médica.

A distribuição da cartilha é livre e gratuita. Pode ser adquirida por qualquer instituição interessada, no telefone (11) 3066-7444, ou pelo e-mail vawbr@org.usp.br.

Da Agência Imprensa Oficial
e Agência USP de Notícias

A.M.