Especial do D.O.: Câncer é alvo de campanha nacional de prevenção

Faculdade de Medicina da USP participa da iniciativa

qua, 20/11/2002 - 13h45 | Do Portal do Governo

No dia 27 de novembro, o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, além de outras entidades médicas, lançam a campanha Gente que cuida de gente. Tem como foco a prevenção do câncer de intestino (colorretal), da mama, do colo do útero e da boca.

Parte da verba das consultas médicas e profissionais da área de saúde, neste dia, será doada para orientar os pacientes sobre a importância da prevenção do câncer, e particularmente do colorretal. No Teatro da Faculdade de Medicina da USP serão ministradas palestras a respeito destes quatro tipos de tumores.

Apóiam o programa de conscientização da população, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Sociedade Brasileira de Cancerologia e Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.

Câncer de intestino

O câncer colorretal, popularmente chamado de câncer do intestino, abrange tumores do cólon (intestino grosso) e do reto. A doença representa 9% dos casos de câncer. É a terceira causa de morte no mundo e a quinta no Brasil. Entre os casos da doença registrados na Região Sudeste do País, o colorretal só fica atrás do de mama e, de acordo com o Inca, atinge 18 em cada 100 mil casos.

O câncer colorretal, quando detectado em seu estágio inicial, tem grandes possibilidades de cura. Por esse motivo, pessoas com mais de 50 anos devem se submeter anualmente ao exame proctológico que inclui o toque retal e a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Nos indivíduos com antecedentes na família, os exames preventivos devem começar aos 40 anos.

Sintomas

O grande motivo para a divulgação da necessidade de prevenção é que o câncer colorretal não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Quando estes aparecem, por serem manifestações comuns, não são rapidamente associados ao diagnóstico do tumor, como a presença de sangue nas fezes, a diarréia, alteração do ritmo intestinal, constipação intestinal, dor na região do abdome, emagrecimento repentino, fraqueza e anemia.

Prevenção

Além dos exames, o câncer colorretal pode ser evitado com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Uma alimentação rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio e potássio; redução de gorduras animais, corantes, alimentos defumados e bebidas alcoólicas; não fumar e praticar exercícios físicos são as melhores armas contra a maioria dos tipos de câncer.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do Instituto Central do HC-FMUSP

R.K.