Especial do D.O.: Campus de São Carlos passa a transmitir ao vivo programação da Rádio USP

Mais de 30 cidades da região passam a ter acesso a programas produzidos pela emissora

qui, 24/04/2003 - 10h40 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Agência USP de Notícias


O novo site do campus de São Carlos já pode ser acessado e, melhor ainda, a programação da Rádio USP já está sendo transmitida na cidade via USPnet. A cerimônia de inauguração do site aconteceu nesta semana, com sistema intercampi de ligações telefônicas por ramal.

Até agora a transmissão da rádio era feita via satélite, hoje a comunidade local poderá integrar-se mais às atividades do campus e também informar interessados de outras unidades. Além do alto custo, o serviço apresentava problemas como a interferência de rádios piratas e queda do sinal por intempéries naturais. Com a mudança, o sistema passa a utilizar a rede de fibra óptica já existente na universidade.

‘A partir de algumas mudanças e implantações, aproveitamos os recursos disponíveis ajustando-o a mais uma atividade’, informa Gustavo Blengini Faria, responsável pelo Estúdio Multimeios do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP.

Investimento econômico

O investimento no novo sistema de transmissão feito pela USP foi pequeno: apenas quatro microcomputadores, já que os profissionais utilizados para desenvolver a rede são da própria universidade. A instituição deixará de gastar cerca de R$ 60 mil por ano na contratação do serviço de satélite.

Os ouvintes de mais de 30 cidades da região podem ter acesso a programas produzidos pela Rádio USP da capital, com as matérias ao vivo de assuntos regionais.

O USPnet possibilita mão-dupla no tráfego do sinal, ou seja, a emissora de São Carlos além de receber, também pode gerar sinal ao vivo para a Rádio USP-São Paulo. ‘Os programas de São Carlos vinham por telefone ou por CD. Agora, com a transmissão via USPnet, teremos maior dinamismo, além da possibilidade de incluirmos matérias locais no meio da programação’, ressalta Lígia Trigo, diretora da Rádio USP e coordenadora da rede. “O próximo passo será a implantação de uma rádio no campus de Ribeirão Preto’, revela.

Portal USP-São Carlos

Na ocasião, a prefeitura do campus, em parceria com o Centro de Informática de São Carlos (Cisc), também inaugurou o Portal USP-São Carlos. O projeto, iniciado no segundo semestre do ano passado, teve como principal objetivo criar um acesso fácil às informações do campus.

‘Hoje, cada unidade tem sua página, mas o público externo, às vezes, tem dificuldade em encontrar as informações do campus como um todo. O objetivo é preencher essa lacuna. O projeto foi desenvolvido de forma integrada ao USP Online, da Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online (Dvidson) da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP. Por isso, também será importante ferramenta de divulgação das atividades da universidade’, afirma Edmilson Luchesi, da Assessoria de Comunicação do campus de São Carlos.

O novo portal deverá transformar-se na entrada principal para os sites das unidades de São Carlos, oferecendo informações tanto para o público interno quanto para o externo, além de apresentar as notícias que sejam de interesse para a comunidade local.

SERVIÇO
Site do campus de São Carlos: www.sc.usp.br e www.usp.br/saocarlos
Mais informações, ligue 3091- 6385, no CCE da USP ou assessoria de comunicação/Rádio USP-São Carlos (16) 273-9999, e-mail imprensa@sc.usp.br

(AM)