Especial do D.O.: Café verde também passa a ter selo de qualidade

São Paulo é o terceiro maior produtor brasileiro de café em grãos

sex, 07/02/2003 - 9h44 | Do Portal do Governo

São Paulo foi o primeiro Estado do País a criar o selo de qualidade para o café torrado e moído, dentro do Programa de Qualidade Selo São Paulo, sob a responsabilidade da Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios – Codeagro. Agora, o café verde (em grãos) será o próximo produto a receber selo de qualidade no Estado. Esse foi um dos resultados da primeira reunião do ano da Câmara Setorial de Café realizada na última quarta-feira, dia 5, na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Um grupo de trabalho, formado por representantes de todos os elos da cadeia produtiva e técnicos da secretaria, terá a função de desenvolver normas e diretrizes básicas para a certificação do café verde. “A idéia é aproveitar a experiência bem-sucedida do café torrado e moído para desenvolver um sistema de qualidade para o café verde”, afirmou Nathan Herskowicz, presidente da Câmara Setorial do Café, ligada à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. A primeira reunião do grupo está marcada para o dia 25, quando começam a ser definidos os critérios e normas para a certificação.

Além do café, o programa prevê a criação de selos de qualidade para outros produtos, como leite, citros, frutas e frango. No caso do café torrado e moído, o processo para a certificação foi iniciado em outubro do ano passado e quatro indústrias trazem o selo de qualidade na embalagem.

De acordo com o secretário Duarte Nogueira, a intenção é promover a agregação de valor dos produtos agroindustriais. “O objetivo do selo de qualidade é orientar o consumidor sobre a qualidade do produto que está comprando e também conquistar mercados.”

São Paulo é o terceiro maior produtor brasileiro de café em grãos, com uma expectativa de produção de 2,5 milhões de sacas de 60 quilos para a safra 2003/4, o que representa 8,4% da produção brasileira.

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento
(Fonte: www.agroportal.sp.gov.br)

A.M.