Especial do D.O.: Bicicletas são usadas para combater a violência na cidade

Quarenta novos policiais vão patrulhar a região do Pari

sex, 20/08/2004 - 14h25 | Do Portal do Governo

O bairro do Pari acaba de ganhar reforço no policiamento: 40 policiais militares da 3a Companhia do 13o Batalhão, especialmente treinador, passaram a fazer rondas de bicicleta pelas ruas da região. O policiamento ciclístico não é novidade na cidade. Ele existe há um ano, quando 25 policiais militares da 1ª Companhia foram escalados para fazer patrulha no bairro do Bom Retiro.

Para isso, pedalam mais de 6 horas por dia em locais com grande aglomeração de pessoas e de veículos, como na avenida Rio Branco e outras ruas. Eles chegam primeiro em muitas ocorrências, desde brigas de rua a roubos a transeuntes. Todas as abordagens são feitas em dupla. E nas ocorrências de maior gravidade, como no caso de roubo a banco, solicitam o apoio das viaturas.

“Além da agilidade de deslocamento, esse tipo de policiamento aproxima muito os policiais da comunidade, evitando principalmente os roubos”, comenta a tenente coronel Ângela Vasconcelos, comandante do 13º Batalhão.

Preparo físico

Além do preparo físico diferenciado, os policiais militares treinam técnicas de abordagem com as bicicletas. “Quando o suspeito ou criminoso tenta arremessar algum objeto contra o policial, descemos da bicicleta e tentamos derrubá-lo. Já no equilíbrio, sacamos o revólver sem descer da bicicleta, que continua em movimento”, comenta o Cabo Edson Rodrigues, comandante do grupo de patrulha. Outro tipo de abordagem comum é uma espécie de “rasteira”, em que o policial utiliza a roda traseira. “Em questão de segundos, as bicicletas transformam-se em armas”, acrescenta o cabo.

Os policiais ciclistas sempre andam com capacete e radiocomunicadores. Alguns personalizam seu equipamento com uma sirene, que serve tanto para amedrontar os bandidos como para alertar pedestres desavisados.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública
Da Agência Imprensa Oficial