Especial do D.O.: Biblioteca Virtual oferece serviço de informações gerais ao cidadão

Serviço eletrônico do Governo atende solicitações da administração pública e do cidadão em geral

qua, 05/11/2003 - 10h09 | Do Portal do Governo

Quantos quilômetros nossa vista pode alcançar do alto do Edifício Itália, em São Paulo? Essa pergunta chegou por e-mail para uma equipe que se encontra a postos para facilitar a vida de quem precisa de informação, seja ela de que tipo for. Trata-se do pessoal da Biblioteca Virtual, um serviço eletrônico de informações do Governo, que atende às solicitações de pesquisas da administração pública paulista e do cidadão em geral.

‘Nosso atendimento é personalizado’, explica Regina dos Anjos Fazioli, coordenadora da Biblioteca Virtual. ‘Por isso, atendemos pedidos de qualquer área do conhecimento e sobre qualquer assunto’, informa a bibliotecária, especialista em gerência de sistemas e serviços de informação. Segundo ela, não há pergunta sem resposta. ‘Nosso trabalho é factual e não referencial. Vamos atrás da informação onde ela estiver.’

Seja pelo endereço biblioteca.virtual@sp.gov.br ou pelo link fale conosco do site do governo (www.saopaulo.sp.gov.br), qualquer pessoa pode solicitar pesquisas por e-mail que a resposta será enviada o mais rapidamente possível. A coordenadora diz que a demora é de no máximo cinco dias para encontrar as respostas de questões mais complicadas. ‘As mais fáceis são respondidas no mesmo dia’.

Triagem

Com o objetivo de servir de apoio, estimular e facilitar projetos, pesquisas e estudos para a administração pública e o cidadão em geral, o serviço da Biblioteca Virtual tem profissionais especializados, que trabalham com metodologia baseada em gestão de conhecimento. ‘Trata-se da junção de saberes, ou seja, o compartilhamento da informação’, explica.

Além de Regina, atuam na equipe quatro estagiários de biblioteconomia, que no mês passado abriram mais de 3 mil e-mails. Desses, 451 renderam pesquisas, o restante foi encaminhado ao setor correspondente. ‘Muitos deles são destinados diretamente às secretarias, nós só fazemos a ponte’, diz a coordenadora.

O trabalho começa com uma triagem realizada por um dos estagiários para a distribuição apropriada das mensagens. Ele também cuida dos modelos de respostas para as perguntas mais comuns. ‘Recebemos grande quantidade de solicitações sobre culturas, estatísticas, feriados, mapas paulistas e símbolos’, conta Gledson Antonio da Silva. A constante pesquisa sobre o assunto gerou um documento, desenvolvido pela própria equipe, chamado Símbolos Paulistas. Disponível para recebimento on-line, nele constam informações sobre a bandeira, o hino e o brasão de São Paulo, entre outras.

Na seqüência, o material é dividido por categorias, pois é bem diversificado. A estudante de biblioteconomia Tânia Carvalho Mancini é responsável pelas pesquisas da administração e alimenta a base de dados do site da Biblioteca Virtual, que em breve deve entrar na rede. Entre as várias tarefas do dia-a-dia, ela chegou a fazer o levantamento da cotação do dólar de 1914 até hoje, e descobriu também como se faz o planejamento de distritos policiais.

Equipe afiada

Vera Glebova Rodrigues se encarrega dos e-mails dos cidadãos e do mapeamento dos órgãos da administração pública paulista. Normalmente se desdobra: ‘Chega de tudo para a gente e em várias línguas. Outro dia recebi uma mensagem, em espanhol, de um argentino que precisava localizar a certidão de óbito de uma pessoa que viveu com ele no Brasil, para o recebimento de uma herança. Ele já tinha sido encaminhado até para a Interpol, sem obter resultados’, conta satisfeita por ter resolvido o caso.

Orientações aos monitores do Acessa São Paulo (programa de inclusão digital do governo) e empréstimos de livros para funcionários dos diversos setores do governo integram a rotina de Ricardo Ferreira da Silva. ‘Damos suporte à pesquisa direta. Localizamos livros para os funcionários e fazemos a retirada e a entrega.’ Ele também faz a ligação entre o cidadão e o governo, pois responde os e-mails endereçados ao governador.

‘Outro dia uma pessoa escreveu pedindo ajuda financeira para voltar à terra natal. Bastou encaminhá-lo corretamente para resolver o problema’, afirma Ricardo. ‘Nosso trabalho tem função social’, orgulha-se.

Cada um em sua função e soluções pensadas em conjunto. ‘No momento, nosso desafio é localizar o decreto de criação do Teatro Fernando de Azevedo, localizado no prédio da Secretaria da Educação’, conta Regina. Quem tiver a informação, e quiser ajudar, pode enviá-la a essa equipe afiada.

PS: Para não ficar sem resposta: do alto do Edifício Itália, a vista pode alcançar a distância de 50 quilômetros.

SERVIÇO
Biblioteca Virtual
www.saopaulo.sp.gov.br
E-mail: biblioteca.virtual@sp.gov.br

Simone de Marco
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)